Página inicial > Técnicos > Agropecuária (subsequente) > Cursos > Matriz curricular Mestrado
  • Slides Agropecuária Sub

Matriz curricular Mestrado

O Curso tem duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. A estrutura curricular do Curso é constituída por disciplinas obrigatórias e disciplinas optativas, que deverão ser definidas com o orientador, obedecendo às necessidades de cada linha de pesquisa. O Programa exige a aprovação em no mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, distribuídos em disciplinas obrigatórias e optativas, a saber:

I - Disciplinas obrigatórias: 14 (quatorze) créditos;
II - Disciplinas optativas: 10 (dez) créditos.

A suficiência em língua inglesa será requisito obrigatório para a conclusão do curso. As disciplinas obrigatórias serão oferecidas, pelo menos, uma vez por ano, sendo as disciplinas optativas ofertadas de acordo com a demanda conjunta. A decisão final sobre a oferta das disciplinas é de responsabilidade do Colegiado.

Parágrafo único. A estrutura curricular prevê disciplinas a serem realizadas ao longo do período letivo, podendo ter duração inferior a um semestre, desde que respeitada a carga horária da disciplina. A integralização das disciplinas do Programa é expressa em unidades de crédito, sendo que cada crédito cursado tem a equivalência de 15 (quinze) horas. O processo de construção da dissertação de mestrado é formalizado por meio das disciplinas obrigatórias de Seminário I e II e Dissertação I e II.

Parágrafo único. A forma e a estrutura da dissertação são definidas pelo Colegiado do Programa.

As disciplinas obrigatórias são:

- Desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica (30 horas e 2 créditos)
- Gestão da qualidade (30 horas e 2 créditos)
- Metodologia da Pesquisa (30 horas e 2 créditos)
- Seminário I (15 horas e 1 crédito)
- Seminário II (15 horas e 1 crédito)
- Dissertação I (45 horas e 3 créditos)
- Dissertação II (45 horas e 3 créditos)

As disciplinas optativas visam fornecer os conhecimentos e técnicas necessários para o desenvolvimento do projeto de dissertação e formação profissional específica.

As disciplinas optativas são:

- Análise sensorial (30 horas e 2 créditos)
- Estatística Experimental Aplicada (30 horas e 2 créditos)
- Fisiologia Digestiva e Alimentos Funcionais (30 horas e 2 créditos)
- Métodos Instrumentais de Análise de Alimentos (30 horas e 2 créditos)
- Microbiologia Industrial (30 horas e 2 créditos)
- Química de Alimentos (30 horas e 2 créditos)
- Tecnologia de Produtos de Origem Animal (30 horas e 2 créditos)
- Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal (30 horas e 2 créditos)
- Produtos alimentícios para fins especiais (30 horas e 2 créditos)
- Aminas bioativas em alimentos (30 horas e 2 créditos)
- Tópicos Especiais em Ciência e Tecnologia de Alimentos (15 horas e 1 crédito)