Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Técnicos > Enfermagem (subsequente)
Início do conteúdo da página
  • Slides Técnico em Enfermagem

Técnico em Enfermagem Subsequente

A atuação do Técnico em Enfermagem é regulamentada pelos Conselhos Regionais (Coren) e Conselho Federal (Cofen). O profissional deve ser cooperativo, ético, persistente, flexível, dinâmico, responsável, sensível socialmente, agente de transformação e criativo. Além disso, deve saber trabalhar em equipe, sob orientação e supervisão do Enfermeiro (Resolução COFEN 375/2011), na prestação de cuidados aos pacientes, por meio da prevenção, reabilitação e recuperação da saúde em apoio às tarefas administrativas.

O curso é oferecido na modalidade subsequente (pós-médio), de forma presencial, com duração de dois anos e em período integral. São disponibilizadas 35 vagas em cada processo seletivo, que ocorre de forma bianual. A formação compreende disciplinas relacionadas a todas as etapas vitais do ser humano, da ciência e da saúde, visando à preservação, promoção, prevenção, reabilitação e a qualidade de vida, assim como o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias inovadoras na área de saúde.

O campo de atuação é bastante amplo, podendo o profissional técnico em Enfermagem atuar em hospitais, clínicas, empresas públicas e privadas, centros de diagnóstico, spa, abrigos, casa de repouso, lares de idosos, escolas, creches, serviços de urgência e emergência, home care (atendimento em domicílios) e em organizações militares. Esse profissional pode trabalhar também na área de saúde ocupacional, para isso é exigido do Ministério do Trabalho e Emprego uma especialização técnica em enfermagem do trabalho. A inserção do técnico em enfermagem em hospitais e clínicas tem sido ampliada e fortalecida por uma possibilidade no espaço extra-hospitalar de assistência de saúde, seja a rede básica, escolas, creches, empresas, domicílios e comunidades, e está direcionando a enfermagem a formular alternativas de trabalho, independente de emprego.

Assim, os domicílios, as cooperativas e os serviços autônomos estão se tornando um novo mercado para a categoria e, apesar da crise do setor saúde, a Enfermagem tem encontrado boas perspectivas para se desenvolver e se firmar no cenário de trabalho brasileiro.

 

Técnico em Enfermagem 
Duração 2 anos / 4 semestres
Turno Integral
Quantidade de vagas 35
Modalidade Subsequente
registrado em:
Fim do conteúdo da página