Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
  • Slides Técnico em Administração

Programa RAIZ

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza evento sobre letramento racial e promoção da igualdade

DSC 0725No dia 27 de março, o Campus Machado, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), promoveu o Programa RAIZ – Reflexão, Ação e Identidade: Letramento Racial no IFSULDEMINAS. O evento trouxe o debate sobre o racismo na escola e contou com a participação de professores e especialistas que trouxeram reflexões significativas sobre o tema.

O professor Raymundo Lázaro Vellani Júnior, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), abriu o evento com a palestra intitulada "Racismo na Escola: Garantindo Direitos e Cumprindo Deveres". Durante sua apresentação,DSC 0702 destacou o conceito de sociabilidade humana, explicando como as pessoas interagem e se relacionam em diversos contextos sociais. Além disso, apresentou três pilares essenciais para o controle social – religião, ética e direito –, enfatizando o papel de cada um na luta contra a discriminação racial.

Também participou do evento o professor Wendell Lopes de Azevedo, do Campus Passos, que ministrou a palestra "Como Ser um Educador Antirracista", título homônimo do livro da professora Bárbara Karine. Em sua fala, Wendell abordou casos de racismo ocorridos no Brasil, relembrou acontecimentos marcantes e chamou a atenção para DSC 0745a necessidade de ações práticas e conscientes no enfrentamento ao preconceito racial.

As palestras foram realizadas em dois horários, às 15h30 e às 19h, para possibilitar a participação de um maior número de pessoas. De acordo com a professora Lúcia Helena da Silva, presidente do NEABI, ao longo das duas sessões, o evento reuniu cerca de 250 participantes, entre alunos, servidores e convidados externos.

Para a professora, “o evento foi um marco para o IFSULDEMINAS – Campus Machado, na medida em que o NEABI, por meio de seus esforços para uma educação étnico-racial, vem conseguindo, ano após ano, atrair um número cada vez maior de pessoas da comunidade acadêmica e da sociedade do entorno.”

Ela destacou que as discussões foram enriquecedoras e esclarecedoras, especialmente para aqueles que se sentem instigados e motivados a contribuir para a construção de um ambiente escolar mais harmonioso, respeitoso e inclusivo.DSC 0732

Para o professor Douglas Adriano Mendonça, o evento reforçou o combate ao racismo estrutural e a promoção da valorização das identidades negras e indígenas. “Muitas vezes a ausência de representatividade nos materiais didáticos e no ambiente escolar impacta a autoestima e as perspectivas dos alunos. Por isso, eventos e discussões sobre essa temática ajudam a desenvolver uma consciência crítica, garantindo que a diversidade seja reconhecida como um valor ", comentou.

 

Autoridades

Nas palestras da noite, esteve presente o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias Rocha. 

Também participaram do evento a coordenadora do Neabi do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Alessandra WhatsApp Image 2025 04 04 at 14.37.34Bernardo Rosemberg; o coordenador do Neabi da Unifal – Campus Poços de Caldas, Wagner Roberto Dias Nascimento; a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria de Assistência Social de Poços de Caldas, Nanci Morais, que também é idealizadora da Rede de Igualdade Racial do município; a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas, Maria Augusta Clementino; o coordenador da Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (Acanne), Capoeira Angola Minas, Projeto Orquestra Berimbauê e do projeto Letramento e Matemática com a Capoeira, Luis Henrique de Sousa, conhecido como Mestre Luizinho; a secretária municipal de Educação, Márcia de Paula Souza; a diretora da Escola Municipal Adoniro de Souza Ribeiro, Elenise Rodrigues Carvalho Meloto; a diretora do Centro de Educação Municipal Infantil Jardim das Oliveiras, Sandra Francisca de Ávila; e a diretora da Escola Municipal Comendador Lindolfo de Souza Dias, Fluvia Duarte.

 

Espaço na Biblioteca

O NEABI do Campus Machado disponibilizou um espaço na biblioteca dedicado ao letramento racial, com diversos livros para reflexão e aprendizado.

 

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Divulgação

 

registrado em:

Últimas notícias!

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza evento sobre letramento racial e promoção da igualdade No dia 27...

Campus Machado realiza o XII Encontro de Agroecologia O IFSULDEMINAS - Campus Machado sediará, no dia 26 de...

Professor participa de reportagem da EPTV sobre os impactos da crise climática na produção de...

Campus Machado recebe estudantes para o início do ano letivo de 2025 Nesta segunda-feira, 10 de março,...

Comitiva de Moçambicanos finaliza capacitação no Campus Machado e é recebida pelo...

Turma de Enfermagem do Campus Machado visita Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto - SP Na...

Fim do conteúdo da página