Alunas do IFSULDEMINAS vivenciam trocas culturais em intercâmbio na Colômbia
Dayane Núbia Ferreira, do curso de Sistemas de Informação, e Ariel Mamede, do Técnico em Administração, ambas alunas do IFSULDEMINAS – Campus Machado, participaram de uma experiência cultural única na Colômbia. Durante 15 dias, elas integraram o Programa de Voluntariado Internacional na Universidad de Cundinamarca (UDEC), localizada em Fusagasugá, a 60 km de Bogotá.
Acompanhadas por outros quatro estudantes do Instituto e pelo servidor Nildo Baptista, da Pró-Reitoria de Extensão, as alunas embarcaram no dia 2 de novembro. A iniciativa contou com o apoio do Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS, que forneceu ajuda de custo para as despesas de viagem. A UDEC garantiu hospedagem e alimentação, incluindo café da manhã, almoço e jantar.
Imersão acadêmica e cultural
Durante a estadia, as alunas participaram de atividades diversas. Na primeira semana, visitaram escolas locais, apresentando aspectos culturais do Brasil, conheceram instalações da universidade, exploraram setores produtivos e participaram de aulas práticas, como inseminação bovina. Dayane conta que aproveitou a oportunidade para conhecer os laboratórios de Informática da instituição, que considerou bem estruturados.
Na segunda semana, o grupo se dedicou à organização da Semana de Zootecnia, contribuindo para a montagem de um estande representando as iniciativas do IFSULDEMINAS. A atividade despertou o interesse de estudantes colombianos por intercâmbios no Brasil. As alunas também ajudaram na exposição de trabalhos acadêmicos e no Festival de Equinocultura, que contou com a palestra da professora Daiane Moreira, do Campus Machado.
Ariel ressaltou a riqueza cultural colombiana, desde as belas artes nas ruas até a forte cultura agrária. O projeto de vida, em que compartilhou sonhos com crianças locais, foi uma das experiências mais marcantes: “Foi muito satisfatório ver que algumas crianças negras se sentiram representadas com a nossa presença na escola delas.”
O patriotismo dos colombianos também chamou a atenção da Dayane. “Cada nota de dinheiro traz a imagem de uma pessoa importante para a história do país, e eles sabem o nome de cada uma dessas figuras e as contribuições significativas que fizeram”, observou.
Ambas alunas valorizaram a acolhida dos colombianos, a interação com estudantes de outros países, como México, e a riqueza gastronômica, destacando pratos como sopas servidas como entrada nas refeições principais e caldos no café da manhã.
Experiência transformadora
A experiência internacional também trouxe aprendizados práticos. Dayane relatou que, apesar de esperar mais ações extensionistas como as realizadas no Brasil, a vivência foi extremamente positiva: “Eu adorei a experiência, conheci muita gente, falei muito. Eu conversei com um monte de gente, explorei bastante. Não tive vergonha de interagir”.
Ariel reencontrou uma intercambista da área de Zootecnia que esteve em Machado, facilitando sua comunicação em espanhol. Além disso, sua vivência no setor de ovinocultura do campus, quando cursava o Técnico em Agropecuária, foi essencial para sua contribuição às atividades acadêmicas na Colômbia.
Já Dayane, por sua vez, superou desafios com o idioma, aproveitou para interagir com pessoas de todas as idades, incluindo momentos em lugares simples, como uma padaria local. “Fomos tão bem recebidos que voltamos várias vezes.” De volta ao Brasil, Dayane resume a experiência com entusiasmo: “Viveria tudo de novo. Só faltou visitar alguns pontos turísticos que gostaria.”
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Dayane
Ariel
Redes Sociais