Professora na Colômbia
Professora do IFSULDEMINAS - Campus Machado amplia parcerias internacionais na Colômbia
Entre os dias 9 e 23 de novembro, a professora Daiane Moreira, coordenadora de Ensino do IFSULDEMINAS - Campus Machado, esteve na Colômbia a convite da Universidad de Cundinamarca (UDEC). Durante a visita, a docente ministrou um minicurso sobre Equoterapia, participou de eventos acadêmicos e reforçou as relações institucionais entre as duas entidades. Daiane também é coordenadora do Centro de Equoterapia (Elo), programa de extensão que oferece atendimento a praticantes de Machado e região.
Nos dias 12 e 13 de novembro, a professora participou de uma palestras e atividades de um evento de Zootecnia no Campus Fusagasugá, onde apresentou experiências do IFSULDEMINAS e conheceu a infraestrutura local, incluindo laboratórios especializados, bibliotecas e espaços desportivos. No dia 14, interagiu com alunos do 7º período de Zootecnia, abordando temas como as modalidades e vantagens do intercâmbio, o Setor de Equinocultura e o funcionamento do Núcleo de Estudos Aplicados à Criação de Equinos (NEACE). A programação incluiu ainda o Festival de Tango, promovido pela universidade.
Outro destaque da viagem foi a reunião com o decano e professores da UDEC no dia 18, na qual foram discutidas diversas iniciativas, como a oferta de uma especialização ou mestrado on-line internacional, o reconhecimento automático do curso de Zootecnia entre as instituições pelos Ministérios da Educação de ambos os países e a criação de programas de intercâmbio docente e discente.
Daiane também visitou o Campus Ubaté, ond e acompanhou atividades práticas da disciplina Transformação de Alimentos e ministrou uma palestra sobre Equoterapia. Além disso, esteve em uma das maiores fazendas produtoras de leite bovino da província, destacando o potencial produtivo da região.
A visita à Colômbia reforça o compromisso do IFSULDEMINAS com a internacionalização, promovendo trocas acadêmicas e culturais. Para Daiane, no âmbito profissional, a viagem fortaleceu a parceria entre as instituições, contribuindo para a melhoria dos programas de intercâmbio docente e discente, além de fomentar a criação de cursos internacionais em conjunto. No aspecto pessoal,a experiência proporcionou um significativo enriquecimento cultural e aprimoramento na fluência em espanhol.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais