Com quadrilha e sabores típicos, Festa Junina movimenta comunidade do Campus Machado
Alunos protagonizam arraiá que abre comemorações de aniversário de 68 anos da escola
No sábado, 28 de junho, tiveram início as festividades em celebração ao aniversário de 68 anos do IFSULDEMINAS — Campus Machado. A primeira comemoração reuniu alunos e comunidade nas dependências da instituição para um animado arraiá, organizado em parceria com os estudantes que integram a comissão de formatura dos alunos do Técnico Integrado.
De acordo com a coordenadora de eventos do Campus Machado, professora Letícia Sepini, a festa já era tradição na escola, mas ficou suspensa por vários anos. Em 2024, a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio, teve a ideia de retomá-la. No entanto, com a interrupção das aulas no período de junho e julho, a festividade precisou ser adiada para agosto, quando foi celebrada como Festa Agostina (clique aqui e confira!).
Neste ano, a professora Letícia sugeriu a realização da festa ainda no mês de junho. Ela conta que as dificuldades iniciais para definir a data foram superadas quando a Prefeitura transferiu sua própria festividade, que aconteceria em 28 de junho, para o dia 5 de julho.
Com a data confirmada, a professora acionou os setores envolvidos na organização, e todos se uniram para a realização das ações. Assim, a festa foi integrada à semana de comemoração do aniversário do campus, sendo abraçada tanto pelos alunos quanto pela Direção-Geral, Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Infraestrutura, que trabalharam juntos para fazer o evento acontecer.
Para Letícia, o apoio do campus foi além do que ela mesma propôs: “A Aline, diretora-geral, comprou a ideia e se empenhou bastante para a realização do evento. No sábado de manhã estava no campus para ajudar na organização e fazer a decoração do local. A Infraestrutura esteve presente o tempo todo, assim como diretores e coordenadores”, destacou.
Segundo a diretora-geral, professora Aline Manke, a realização da Festa Junina evidencia, mais uma vez, o protagonismo dos estudantes, já que integrantes da comissão de formatura dos cursos técnicos integrados estiveram à frente do planejamento à venda, da arrecadação ao balanço de caixa. “Em todos os momentos, eles atuaram com comprometimento e espírito colaborativo. Foi, sem dúvida, uma vivência enriquecedora que reafirma o papel da escola na formação integral dos nossos jovens”, comentou.
Segundo a professora, o trabalho dos alunos foi determinante para que a ação ganhasse vida. Os estudantes dos terceiros anos, que são os formandos, ficaram responsáveis por montar as barraquinhas e ensaiar a quadrilha, garantindo toda a animação típica de uma festa caipira. A comissão de formatura, que possui 12 integrantes, com dois representantes de cada turma, se envolveu ativamente na organização.
Edimyla Ferreira Tavares, que cursa o Técnico em Agropecuária, conta que a responsabilidade pela preparação da comida foi dividida entre os integrantes da comissão. Durante a festa, eles venderam cachorro-quente, biscoito com pernil, canjica doce e moranguinho com chocolate no espeto. Também montaram barracas de bebidas, oferecendo refrigerante e água.
A gestão do recurso financeiro investido e captado ficou toda sob responsabilidade da comissão. “Eu fiz a canjica doce, a Isabele de Alimentos fez biscoito com pernil, a Marjorie, de Informática, fez cachorro-quente, o moranguinho com chocolate foi preparado pela Lívia e a Rayana de Agropecuária”, contou a estudante.
Para Edmyla, a responsabilidade de organizar a festa foi desafiadora. “É bem difícil, ainda mais porque ficamos com medo de não agradar a todos. Quanto à divisão de tarefas, foi bem tranquilo, todo mundo ajudou, e no final deu tudo certo! Ficamos muito felizes com o resultado”, relatou.
A estudante Emanuelle Lemos, do curso Técnico em Alimentos, também considerou a experiência desafiadora. “Foi tudo muito corrido, mas, no final, foi gratificante ver o resultado, tudo dando certo, todo mundo aproveitando e curtindo a festa que organizamos”, contou.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação e Magnus Formatura
Redes Sociais