Balanço das ações e Confraternização de Servidores marcam encerramento do ano no Campus Machado
Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, uma confraternização marcou o encerramento do ano no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Embora o ano letivo se estenda para o início de 2025, foi possível fazer uma análise das ações desenvolvidas e refletir sobre as propostas de trabalho para o próximo ano. A professora Aline Manke, diretora-geral do Campus, comandou a reunião realizada no Espaço Sociocultural para mais de 150 colaboradores.
Aline iniciou sua apresentação destacando o compromisso com a qualidade de vida. Também enfatizou a capacidade da sua equipe de enfrentar as adversidades com criatividade, buscando transformar desafios em oportunidades para inovar e fortalecer práticas institucionais. A diretora lembrou as mudanças dos últimos anos com a redefinição das rotinas pós-pandemia, adaptação ao teletrabalho e jornada flexibilizada, priorizando ações que possam trazer colaboração e bem-estar a todos.
Ela também ressaltou os esforços realizados para trabalhar o orçamento sem comprometer a qualidade de vida dos colaboradores. Com a captação de recursos externos por meio de projetos e parcerias, com destaque para obras e diferentes projetos que somaram um montante superior ao próprio orçamento anual da instituição, representando 51% do valor total. Esse recurso captado para as obras foi destinado ao custeio de duas das três principais obras previstas para entrega no próximo ano: o refeitório e um bloco com 10 salas de aula. A terceira obra a ser entregue será o Polo de Inovação.
Outro projeto de destaque na captação de recurso é o Capacita em Rede, que tem como objetivo oferecer 19 mil vagas em cursos de qualificação profissional.
Ensino
Na área de Ensino, a diretora destacou os novos cursos deste e do próximo ano, além da formação de parcerias com os municípios de Machado, Poço Fundo, Paraguaçu e Alfenas, Boa Esperança e Coqueiral, que permitirão a ampliação de cursos técnicos para melhorar os indicadores institucionais, trazendo mais equilíbrio ao orçamento, além de cumprir a missão da lei de criação dos Institutos Federais.
Para a diretora, uma novidade com bons frutos foram os Sábados Letivos, que possibilitaram a realização da Feira da Matemática, entre outras ações de integração. Houve também a ampliação da Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura e a articulação entre Ensino e Pesquisa, com a integração dos grupos de estudos. Além disso, o projeto de recuperação de aprendizagem possibilita a melhoria do desempenho acadêmico.
Pesquisa
Neste ano, o Campus Machado ampliou parcerias público-privadas para captação de recursos externos em projetos, representando mais de 95% dos investimentos na área de pesquisa e inovação. A criação do curso de Administração Financeira, Orçamentária e Contábil no Setor Público, em parceria com a Polícia Militar, foi outra novidade apresentada, além da estruturação do estúdio para aulas EaD e gravação de podcasts.
Destaque para o Desafio Maker sediado pelo campus, que trouxe o 2º lugar para a equipe local. Neste ano, os estudantes apresentaram 98 trabalhos na Josif. Em interlocução com a Extensão, quatro projetos foram apresentados na 4ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o Polo Embrapii foi premiado entre as experiências exitosas da Reditec.
Extensão
Diferentes projetos de extensão foram aprovados, como Mulheres Mil e Mais Ciência, que contribuirão para a captação de recursos e ampliação de ações. Iniciativas durante o período de greve possibilitaram a oferta de sete cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com mais de 3.500 concluintes em 2024.
Ênfase para as ações de internacionalização, com a recepção e envio de alunos e professores em intercâmbios e projetos. Também foi ressaltada a importância das visitas de escolas da região para ampliar a divulgação dos cursos. Foi mencionado ainda o desempenho dos alunos nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e o fato de que o campus sediará a etapa local dos jogos em 2025.
Sarau “EntreNós”
Após a apresentação da diretora, salvas de palmas tomaram conta do Salão Sociocultural durante a revelação de talentos. O Sarau “EntreNós” fez parte das ações de encerramento do ano e proporcionou um espaço para a interação com os colaboradores. Servidores que cantam, encantam, tocam e fazem arte mostraram suas habilidades aos colegas.
O professor Jorge Francisco trouxe uma demonstração de QI Gong, uma prática que auxilia no equilíbrio do dia a dia. Já o professor José Pereira, apaixonado por astrofotografia, encantou com fotos da Via Láctea capturadas do quintal de sua casa, acompanhadas de um pouco do seu conhecimento sobre esse hobby.
O servidor Salomão Tassote e o colaborador Lucas Ley animaram o público ao som de duas músicas, incluindo a famosa "Boate Azul", que contou com a interação de todos.
As organizadoras do Sarau, Letícia Amaral e Juliana Roberto, também subiram ao palco com a interpretação da música "Meu Erro", dos Paralamas do Sucesso.
Emocionada, a professora Letícia leu um conto escrito por sua avó, dona Lyra Pimenta Machado de Morais, compartilhando um de seus textos favoritos.
O servidor Felipe Mendes surpreendeu com suas habilidades em dois instrumentos e a interpretação da canção “O Papa é Pop”. Um casal de servidores, o professor Fábio Corsini e Vanessa Corsini, formou uma dupla que apresentou a música “Gosto de Você Assim”, da banda Pedra Letícia. Para encerrar, o trio formado pelos professores Fábio Corsini, Herbert Faria Pinto e Welington Marota se apresentou ao som de voz, violão e flauta.
Após as apresentações, os colaboradores foram recebidos na área externa para um momento de confraternização, além da realização do tradicional “Amigo Chocolate”.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais