Reunião em Brasília
Projeto Capacita em Rede qualifica cerca de 4 mil profissionais e amplia perspectivas de inclusão e empregabilidade
Nesta quinta-feira (21), a diretora-geral do IFSULDEMINAS - Campus Machado, professora Aline Manke, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, e o coordenador nacional do Projeto Capacita em Rede, professor Roberto Camilo Órfão de Morais, participaram de uma reunião na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar os resultados do projeto, que já certificou aproximadamente 4 mil profissionais em todo o Brasil desde o seu início, em maio de 2024.
A apresentação contou com a presença do ministro da Educação, professor Camilo Santana; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, professor Marcelo Bregagnoli; do presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler; do 2º vice-presidente, Dom Paulo Jackson, do secretário executivo da entidade, Dom Ricardo Hoepers; do secretário executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen; do assessor de Relações Institucionais, Frei Jorge; do presidente do Regional Oeste 2 da CNBB, Dom Vital Chitolina, de lideranças como o deputado federal Odair Cunha.
Promovido pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado, em parceria com a CNBB e com o apoio da Setec/MEC, o projeto Capacita em Rede oferece cursos de qualificação profissional gratuitos e presenciais. Entre maio e novembro deste ano, foram capacitados 3.698 alunos em 277 cursos, abrangendo 100 municípios de 12 estados, com a participação de 11 dos 19 regionais da CNBB e o envolvimento de 138 paróquias. Durante o encontro, além dos números, foi destacada a abrangência do projeto, que também inclui iniciativas voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua, dependentes químicos em recuperação, reeducandos do sistema prisional, comunidades indígenas e as populações atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.
Para o secretário de Educação Profissional Tecnológica, os resultados, especialmente nesta fase inicial de execução, estão alinhados aos objetivos de inserção, principalmente de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no mercado de trabalho. “A qualificação oferecida pelo programa Capacita em Rede tem proporcionado esse impacto positivo em diferentes regiões do país, sendo reconhecida, sobretudo, pelos parceiros. Um destaque importante são os elogios da CNBB, além do ministro, que ontem ressaltou o quão relevante é essa ação. Ele, inclusive, solicitou que reforcemos especialmente a questão do empreendedorismo, buscando ampliar a inserção das pessoas qualificadas”, comentou Bregagnoli, que considera a avaliação positiva e destaca que já possui proposta de potencialização.
Capacitação que transforma vidas
Até 2025, o projeto tem como meta formar 19 mil profissionais em cursos de 50 horas, oferecendo mais de 40 opções com aulas práticas e teóricas. Para viabilizar as capacitações, a Setec/MEC destinou um investimento de R$ 5 milhões, garantindo o atendimento aos alunos e a contratação de instrutores.
Com cursos como marketing digital, cuidador de idosos, eletricista, costureiro, manicure e pedicure, libras, assistente administrativo, entre outros, o Capacita em Rede visa estimular a empregabilidade imediata, alinhando as ofertas às demandas locais. Segundo o professor Roberto Camilo Órfão de Moraes, coordenador do projeto, a parceria com a CNBB é fundamental: "A CNBB tem uma capilaridade ímpar para mobilizar pessoas em regiões distantes, onde a educação formal muitas vezes não alcança. Isso permite atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e abrir oportunidades para geração de trabalho e renda”.
Divisão de responsabilidades
A CNBB é responsável pela identificação de necessidades profissionais locais, disponibilização de espaços comunitários e paroquiais para as aulas e captação de matrículas. Já o IFSULDEMINAS - Campus Machado coordena a contratação de instrutores, o processo seletivo dos alunos, a estrutura administrativa e pedagógica, além da certificação.
“Os resultados apresentados na reunião à Setec/MEC e à CNBB demonstram claramente que o Capacita em Rede está alcançando, de forma muito positiva, seus objetivos de qualificação profissional e inclusão social”, enfatizou o professor Cleber Ávila Barbosa, reitor do IFSULDEMINAS. Ele destacou que o projeto, iniciado no sul de Minas, hoje possui abrangência nacional e já apresenta números expressivos que refletem o impacto direto na vida das pessoas atendidas e na economia local das regiões beneficiadas. considerados inalcançáveis.
A iniciativa exemplifica como a articulação entre governo, instituições educacionais e organizações sociais pode gerar impacto positivo, promovendo inclusão e desenvolvimento social em escala nacional. “Ficou evidente que a colaboração entre o IFSULDEMINAS, a CNBB, o MEC e o deputado federal Odair Cunha tem sido muito bem-sucedida na articulação e execução do projeto. O envolvimento de diferentes atores reforça o caráter inclusivo e integrador da ação”, ressaltou o reitor.
De acordo com a diretora do Campus Machado, professora Aline, os cursos oferecidos pelo IFSULDEMINAS, em parceria com a CNBB, mostram que o acesso ao universo educacional e acadêmico é uma possibilidade real para populações que antes o consideravam distante.
Para ela, as ações promovem inclusão social e desenvolvem competências humanas e empreendedoras e também ampliam as perspectivas educacionais, possibilitando a continuidade no ensino formal e a verticalização, o que abre horizontes antes considerados inalcançáveis.“Ao participar de uma formação como esta, a pessoa não adquire apenas competências técnicas, mas também desenvolve uma nova visão sobre si mesma e sobre o mundo. Essa formação contribui para a construção de uma autoestima sólida, permitindo que o indivíduo se sinta mais confiante e preparado para enfrentar desafios. Quando uma pessoa se sente capaz, ela começa a enxergar oportunidades onde antes via apenas obstáculos. Essa mudança de perspectiva é fundamental para o crescimento e o sucesso”, destacou a diretora.
Prestação de contas
A reunião também incluiu a apresentação dos investimentos em profissionais, além da estrutura administrativa e pedagógica implementada para alcançar os resultados. Também foram destacados os cursos mais demandados e os resultados de uma avaliação qualitativa realizada com os alunos, juntamente com o feedback dos parceiros envolvidos na execução do projeto. Na pesquisa aplicada, 76% dos alunos consideraram o curso excelente.
O padre Jean Poul, secretário de Campanhas da CNBB, destacou a relevância dos resultados obtidos pelo projeto em um curto período de aproximadamente seis meses. “Nesse tempo, foi possível atingir longas distâncias e um grande número de pessoas, o que demonstra o impacto positivo da iniciativa. No entanto, é essencial manter o ritmo, agilizar as ações e ampliar o alcance para cumprir a meta estabelecida de capacitar 19 mil pessoas”. Ele ressalta que com mais seis meses pela frente, o desafio será ampliar os quase quatro mil capacitados para alcançar o objetivo final do projeto Capacita em Rede.
Como tudo começou
O Capacita em Rede nasceu do Projeto Capacita Sul de Minas, ação desenvolvida desde 2022, em parceria com a Província Eclesiástica de Pouso Alegre e com o deputado Odair Cunha. A partir dessa experiência, foi apresentado o Projeto Capacita em Rede com a participação da SETEC/MEC, IFSULDEMINAS e CNBB, e proposta inicial de qualificar 19 mil pessoas em todo o Brasil.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Saiiba mais sobre o Projeto Capacita em Rede!
Redes Sociais