IFSULDEMINAS - Campus Machado aborda desafios e avanços na Ovinocultura em Ciclo de Palestras
No dia 13 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu o “IV Ciclo de Palestras em Ovinocultura”, no Espaço Sociocultural. O evento reuniu 45 alunos dos cursos de Zootecnia e Técnico em Agropecuária, integrantes do Grupo de Estudos em Ovinocultura (GEO), e contou com a participação de professores especializados na área zootécnica. Segundo a professora Renata Maculan, coordenadora do curso de Zootecnia, os temas foram selecionados com o objetivo de preencher as lacunas de conhecimento sobre a ovinocaprinocultura.
André da Cruz França Lema, professor do Campus Inconfidentes, iniciou o evento com a palestra sobre "Interação entre nutrição e reprodução de pequenos ruminantes". O palestrante abordou a importância da nutrição para o sucesso da criação, enfatizando como ela é fundamental para que os animais atinjam seu pleno potencial reprodutivo.
De acordo com a professora Renata, trata-se de um tema muito relevante, já que há uma confusão geral sobre as exigências nutricionais de pequenos ruminantes, como caprinos e ovinos, em comparação com grandes ruminantes, como bovinos. “Muitas vezes, o pessoal utiliza sal mineral destinado a uma espécie acreditando que serve para outra, o que gera diversos problemas. Além disso, na reprodução, enfrentamos grandes desafios no uso de biotecnologias devido ao porte dos animais. Não temos biotecnologias, como inseminação artificial e transferência de embriões, tão eficientes quanto na bovinocultura”, explicou.
O professor Lucas Alberto Teixeira Rezende, do Campus Muzambinho, encerrou o evento com a palestra intitulada “Caracterização Zoosanitária da Ovinocultura Regional”. Tema que tratou sobre as lentiviroses de pequenos ruminantes, doenças de notificação obrigatória que exigem conhecimento sobre suas sintomatologias e os procedimentos de comunicação junto ao IMA da região. “Foi uma palestra muito interessante, na qual o professor Lucas apresentou dados de seu trabalho de doutorado sobre rebanhos no Sul de Minas, especificamente na mesorregião Sul-Sudeste de Minas Gerais. Ele discutiu o número de produtores, o nível de tecnificação e o tamanho dos rebanhos, tornando a palestra ainda mais relevante”, comentou Renata.
Para Michel Nogueira, estudante de Zootecnia, as palestras foram muito inspiradoras e proporcionaram grande aprendizado. “Serviram para agregar bastante conhecimento dentro da ovinocultura, pois eu desconhecia os temas ministrados. Vai servir muito na minha formação”, destacou.
Pedro Lucas Pereira, outro estudante de Zootecnia, conta que foi uma ótima experiência e que serviu para adquirir um novo conhecimento na área. “A palestra sobre Caracterização Zoossanitária, ministrada pelo Lucas, foi algo que me chamou muita atenção, já que eu desconhecia o assunto. Durante a palestra, aprendi sobre algumas doenças envolvendo caprinos e ovinos, das quais eu não tinha conhecimento.”
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais