Professor do Campus Machado participa do maior simpósio de Pesquisa Operacional da América Latina
João Paulo Barbieri, professor do curso de Administração do IFSULDEMINAS - Campus Machado, participou do 56º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2024), realizado entre os dias 4 e 7 de novembro, em Fortaleza, Ceará.
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Barbieri teve um papel de destaque no evento, presidindo uma das sessões dedicadas a apresentações de trabalhos orais. Além disso, ele apresentou o trabalho científico “Método iDAV: análise de um modelo de simulação”, desenvolvido em colaboração com os professores Dr. Alexandre Ferreira de Pinho e Dr. José Arnaldo Barra Montevechi, vinculados à Unifei. O método iDAV, segundo o professor Barbieri, é uma abordagem metodológica para mensurar modelos de simulação que representam sistemas reais.
Sobre o evento
Organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR), a 56ª edição do SBPO teve como tema principal: Energias Renováveis, Cidades Inteligentes, Agricultura e Indústria 4.0.
De acordo com o Prof. Barbieri, o SBPO é o maior evento científico de Pesquisa Operacional (PO) da América Latina. O evento é anual e reúne especialistas, acadêmicos e profissionais de diversos setores industriais para discutir os mais recentes avanços científicos e tecnológicos na área de PO.
Na avaliação do professor Barbieri, o retorno dele ao SBPO é um marco importante, tanto para sua trajetória profissional quanto para o IFSULDEMINAS. “No início de minha carreira como pesquisador, atuando principalmente na área de Simulação, participei das edições anteriores do SBPO. Depois de anos, meu retorno a esse evento tão significativo proporciona uma ocasião ímpar para atualização sobre os mais recentes avanços na área de PO, além de promover a interação com pesquisadores e profissionais de diversas instituições, gerando oportunidades de pesquisa e parceria”.
Durante o simpósio, o professor teve oportunidade de estabelecer novos contatos, ampliando sua rede de colaboração e trocando experiências com especialistas do meio acadêmico e do setor industrial.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado em colaboração com o prof. João Paulo Barbieri
Fotos: Divulgação
Redes Sociais