Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura (FeCTec) reúne inovação e criatividade no Campus Machado
Estudantes expõem 67 trabalhos em diferentes áreas
Na última quinta-feira, 28 de novembro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu a segunda edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Cultura, agora conhecida como FeCTeC. O evento, organizado pelas Diretorias de Ensino e Pesquisa, ganhou uma identidade nova, criada pelos alunos por meio de um concurso cultural. Com 67 trabalhos expostos no Poliesportivo e nas salas de aula do Setor I, a feira abordou uma diversidade de temas, destacando projetos de estudantes envolvidos em grupos de estudos.
De acordo com a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, “a segunda edição do evento foi marcada por momentos de superação e criatividade, com os alunos apresentando trabalhos maravilhosos que evidenciam o comprometimento e o talento de nossa comunidade acadêmica. O evento não apenas revelou o esforço e a dedicação dos estudantes, mas também reforçou o papel da Feira na formação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências científicas, interpessoais e criativas, tão essenciais na educação contemporânea”.
Desafios sensoriais no projeto “MasterChif”
A estudante Júlia Vital, do curso Técnico em Alimentos, apresentou um desafio sensorial que mostrou como as cores influenciam a percepção de sabores. Segundo a aluna, memórias de infância têm um papel significativo nessas percepções, e intensificar sabores sem corantes é um grande desafio técnico. O projeto impressionou os visitantes, que muitas vezes foram surpreendidos por suas próprias reações sensoriais. A professora Brígida Monteiro, orientadora do grupo, destacou o empenho da equipe e destacou que a preparação começou bem antes, com a realização de diversos testes.
Estudos e prática profissional
Laura Vitória Soares Silva, aluna de Agronomia, é integrante dos grupos de estudos GEPEF, GEAH e GEPFITO. Ela enfatizou a importância da FeCTeC como espaço para compartilhar pesquisas e preparar-se para a vida profissional. O professor Luis Lessi, coordenador do GEAH, elogiou o desempenho dos estudantes e destacou a importância de separar os trabalhos de ensino integrado e grupos de estudos, garantindo uma avaliação mais equilibrada.
Tecnologia e inovação
Um grupo de alunos do curso de Informática apresentou o projeto “00-Laser”, desenvolvido com a orientação do professor Roberto Luiz de Azevedo. Maria Eduarda Lima, Pedro Henrique Rodrigues e Matheus Augusto Carvalho de Souza explicaram que a ideia para o projeto surgiu do professor Roberto Luiz de Azevedo, da disciplina de Física, após a primeira proposta do grupo não ter sido viável. O dispositivo, programado pelos próprios alunos, dispara um alarme ao detectar contato com luz laser.
Projetos que aliam ciência e sustentabilidade
“Bengala Inteligente”: Desenvolvida por estudantes de Informática, a bengala utiliza sensores ultrassônicos para auxiliar pessoas com deficiências visuais e auditivas, emitindo sinais sonoros e vibrações ao detectar obstáculos. Além da funcionalidade, o projeto se destaca pelo uso de materiais recicláveis.
“Fazenda Sustentável”: Sob a coordenação dos professores Vanderson Rabelo e André Delly, o projeto explorou soluções para integrar sustentabilidade e produtividade no ciclo de produção animal e de grãos, destacando inovações que garantem a preservação ambiental.
Ciência e criatividade em evidência
Outros projetos, como “Tiro ao Pão”, que abordou a fermentação de pães de maneira descontraída, e “PAC Man Hidráulico”, uma adaptação do clássico jogo com conceitos de hidráulica, demonstraram o equilíbrio entre rigor científico e criatividade.
Por sua vez, “Álcool Check”, apresentado por Karol Luiza Paiva Silva, usou materiais simples para conscientizar sobre os impactos do consumo de álcool. Já “Dança e o Corpo Humano”, coordenado pelo professor Vlander Verdade Signoretti, promoveu saúde e bem-estar por meio da dança.
Avaliação
O formato de avaliação foi alterado para valorizar a diversidade dos trabalhos, dividindo as apresentações em categorias e subcategorias, como “Grupos de Estudos (GAPEs)” e “Integrados”, garantindo maior alinhamento com as especificidades de cada projeto. Muitos professores contribuíram como orientadores dos alunos, os demais atuaram como avaliadores para garantir imparcialidade e um olhar diversificado sobre os projetos. Apresentação, Postura, Organização do Trabalho e Tempo, Domínio do Tema, Clareza na Exposição, Criatividade, Integração do Grupo e Interdisciplinaridade estão entre os critérios de avaliação.
A premiação deste ano buscou reconhecer os 10 melhores trabalhos e também o melhor avaliado em cada subcategoria, totalizando cinco premiações adicionais. Os integrantes desses grupos receberão medalhas e certificados de Honra ao Mérito em cerimônia que será realizada no dia 10 de dezembro, às 15h30, no Auditório Antônio Carlos Estanislau.
Participante pela primeira vez, Gabriel dos Santos, do curso Técnico em Agropecuária, observou o interesse do público na apresentação. Para o aluno, eventos como esse são um diferencial proporcionado pelo campus.
Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do Campus Machado
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