Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Aluno do IFSULDEMINAS conquista medalha de prata em concurso nacional de cervejeiros caseiros

Cópia de PHOTO 2025 07 19 16 26 48O aluno Maurício Santiago de Araújo, do curso Técnico em Cervejaria, na modalidade a distância (EAD) do IFSULDEMINAS – Campus Machado, conquistou a medalha de prata no 1º Concurso IPA Day para Cervejeiros Caseiros, realizado em 19 de julho de 2025, na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES).

A cerveja premiada, batizada de 5 Malt "Tea" – English IPA, foi inspirada nas aulas da disciplina Formulação de Receitas, ministrada no curso. Segundo Maurício, a ideia surgiu a partir de um exemplo trabalhado em sala, que ele decidiu reproduzir e adaptar em sua própria produção caseira. O resultado conquistou o paladar de um corpo de jurados especializados durante o festival, que reuniu dezenas de cervejeiros de todo o país.

“Fiz a cerveja em casa inspirado no estilo que estudamos no curso. Levei para degustação e fiquei muito feliz em ver que a receita foi bem recebida e ainda premiada”, destacou Maurício.

De acordo com o professor Alex Uzeda, coordenador do curso, na disciplina os alunos aprendem a preparar receitas originais de cerveja, adequadas ao estilo escolhido, aplicando conhecimentos sobre matérias-primas, proporções, técnicas de brassagem e controle de parâmetros sensoriais. Além disso, desenvolvem a capacidade de inovar dentro de padrões técnicos bem definidos.

Para o professor, a conquista de Maurício reforça o impacto positivo da formação técnica na prática dos estudantes:
“Esse resultado mostra como o aprendizado em sala de aula pode se transformar em reconhecimento no mercado. É motivo de orgulho para o curso e para todo o Instituto”, afirmou.

A premiação também serve de inspiração para que mais alunos se engajem em concursos, ampliando a confiança na qualidade de suas produções. Além disso, reforça a visibilidade do curso Técnico em Cervejaria EAD e contribui para fortalecer a cultura cervejeira no Brasil,Cópia de PHOTO 2025 07 19 16 27 17 mostrando que é possível alcançar reconhecimento nacional a partir da formação técnica oferecida pela instituição.

Sobre o concurso

O IPA Day é um festival dedicado ao estilo India Pale Ale (IPA) no Brasil, reunindo produtores independentes, mestres cervejeiros e apreciadores da cultura cervejeira. A edição de 2025 contou com uma programação variada, incluindo palestras, lançamentos exclusivos e o concurso que premiou cervejeiros caseiros de diversas regiões.

Alex explica que a avaliação técnica do concurso é conduzida a partir das diretrizes do BJCP (Beer Judge Certification Program) e que conta com critérios rigorosos de aderência ao estilo. Além disso, possui jurados profissionais certificados, com ampla experiência e profundo conhecimento técnico na área cervejeira, o que confere credibilidade e alto nível de exigência ao concurso.

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor Alex Uzeda Magalhães

Fotos: Divulgação

 

 

registrado em:

Últimas notícias!

Aluno do IFSULDEMINAS conquista medalha de prata em concurso nacional de cervejeiros caseiros O aluno Maurício...

Sonhos e oportunidades:116 alunos iniciam formação técnica em Lavras Centro de Referência...

Campus Machado celebra Dia dos Pais com truco, café e confraternização Na sexta-feira, 08 de...

Estudantes de Sistemas de Informação participam da edição 2025 do AWS Summit No dia 13 de...

Campus Machado inicia semestre letivo destacando crescimento, qualidade e protagonismo estudantil Na quarta-feira, 06...

Aula Magna aborda inovação e empreendedorismo no Campus Machado Na quarta-feira, 6 de agosto, o...

Fim do conteúdo da página