VIII Jornada da Computação oferece palestras e minicursos em formato híbrido
Cerca de 300 estudantes participaram da VIII Jornada da Computação, realizada de 06 a 09 de novembro no auditório do IFSULDEMINAS - Campus Machado. O evento anual é promovido pelos professores e alunos dos grupos de estudos da área de Informática, atraindo não apenas estudantes da área, mas também interessados nos temas abordados.
Durante os quatro dias, a Jornada ofereceu minicursos e palestras tanto presenciais quanto on-line, destacando inovações e tópicos nas diversas áreas da computação, mercado de trabalho, tecnologias, produtos e empresas.
Pela manhã, ocorreram palestras presenciais, seguidas por minicursos à tarde, ministrados por professores e estudantes da área de Informática. À noite, os participantes puderam acompanhar palestras on-line e minicursos, proporcionando uma experiência híbrida que viabilizou a realização de palestras com profissionais de regiões distantes.
A professora Dalilla Carvalho Rezende, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, representando a diretora-geral do Campus, professora Aline Manke, ressaltou a importância da participação dos estudantes em eventos como a Jornada da Computação, enfatizando que essa experiência proporciona diferenciais no mercado de trabalho. "Aproveitem a oportunidade para a troca de experiências e informações."
O evento começou com a equipe vencedora do Hackathon 2023 compartilhando sua experiência e o desenvolvimento do projeto. Em seguida, a estudante Giovanna Veronez, de 16 anos, conhecida como Astronauta Análoga, abordou como os projetos de ciência podem impactar vidas, compartilhando sua jornada desde os 13 anos no grupo "Meninas na Ciência".
“Posso não ter sido a melhor aluna, a nota 10, mas sempre tive vontade de mudar o mundo”, compartilhou a estudante. O interesse dela pela área surgiu após assistir a um filme de extraterrestre junto ao pai. A partir daí, começaram suas pesquisas e estudos.
A estudante destacou a importância de incentivar os estudantes a participarem de competições e olimpíadas. “Estas iniciativas mudam as vidas das meninas todos os dias”. Ao final de sua palestra, Giovanna falou sobre a satisfação de compartilhar informações que um dia gostaria de ter ouvido. A estudante também se encantou com o campus e gostou de saber que a instituição apoia projetos e abre oportunidades.
O segundo dia do evento contou com a palestra do professor João Paulo de Toledo Gomes, do IFSULDEMINAS - Campus Passos, que abordou o tema “Internet das Coisas (IOT): do planejamento ao projeto”. Já no terceiro dia do evento, apresentador e professor de dublagem, Junior Nannetti, abordou diferentes tecnologias aos estudantes.
O professor Guilherme Bastos apresentou o tema "Autismo e Inovação: Caminhos para a Inclusão", destacando que aproximadamente 3% da população enfrenta essa condição, o que pode acarretar desafios no processo de aprendizagem. Bastos compartilhou sua motivação para estudar e realizar diversos cursos: contribuir para o desenvolvimento de sua filha, que é não verbal, mas, atualmente, está em processo de aprendizado da leitura.
Durante a apresentação, Guilherme destacou um projeto de ressonância magnética voltado para auxiliar no diagnóstico do autismo. Além disso, apresentou diferentes objetos tecnológicos, como bolas e elásticos, que desempenham um papel importante no suporte ao processo de aprendizagem. O professor enfatizou a relevância da inovação e da tecnologia na promoção da inclusão de pessoas com autismo.
A Jornada da Computação encerrou-se com uma roda de conversa dos egressos da área de informática, compartilhando suas experiências no mercado de trabalho. Isabela Magalhães, estudante do Técnico em Informática, destacou que aprendeu muitas dicas valiosas na roda de conversa e expressou seu entusiasmo em buscar aprender. “Vou continuar pesquisando mais e aprendendo!”
O professor Luciano Carvalho, coordenador de Sistemas de Informação, considerou a oitava edição do evento um sucesso. Para ele, os destaques foram os temas das palestras, que são relevantes para os estudantes, os minicursos com novas tecnologias, e a mesa-redonda com egressos, que é sempre considerada um ponto alto e motivador. "Ver nossos ex-alunos atuando no Mercado de Trabalho é gratificante para nós professores. É uma sensação de dever cumprido e que estamos no caminho certo, buscando sempre o melhor para nossos alunos."
Luciano agradeceu aos envolvidos na ação e já planeja reunir-se na próxima semana com toda a equipe organizadora para fazer um balanço do evento e iniciar os preparativos para a IX Jornada em 2024.
Minicursos ofereceram experiências práticas aos participantes
Foi oferecida uma série de minicursos aos participantes, incluindo Montagem e manutenção de computadores, Impressão 3D, Java Script e expressões regulares, Mik Rotik, Figma: o básico para iniciantes, Schel Script e comandos de terminal linux, Programação com Arduino.
Walter Dias Marques Pereira, estudante de Sistemas de Informação, ministrou o curso de impressão 3D. Ele considera importante compartilhar com mais pessoas o conhecimento adquirido.
A estudante de Sistemas de Informação,Isabelle Santos da Luz Pratesi, relata que foi gratificante participar da Jornada da Computação como instrutora de curso. Por meio dos minicursos, ela teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos e testemunhar a empolgação dos alunos ao explorarem cada componente de um computador. "Posso afirmar que esse sentimento não tem preço."
Isabelle destaca que alguns temas conquistaram seu coração, como “A importância de incentivar meninas a seguirem carreiras em áreas de ciência e tecnologia”, ministrado pela estudante Giovanna Veronez, e “Autismo e inovação: caminhos para a inclusão”, discutido pelo palestrante e professor Guilherme Bastos. “Expresso meu profundo agradecimento a toda a equipe que tornou este evento possível."
Johann Estevão, estudante do curso técnico em Informática, ressaltou a importância dos conteúdos abordados durante as palestras para expandir seus conhecimentos. Além de assistir às apresentações, o aluno teve a oportunidade de ministrar um minicurso sobre Impressão 3D. Para ele, a experiência é motivo de grande satisfação, pois permitiu compartilhar conhecimentos com outros colegas durante a VIII Jornada da Computação. “Agradeço ao IFSULDEMINAS - Campus Machado por nos proporcionar momentos incríveis de aprendizado na VIII Jornada da Computação”.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Redes Sociais