Novembro Azul
Assistência ao Educando e setor de Enfermagem mobilizam a campanha “Novembro Azul” no Campus
Na última quinta-feira, 28 de novembro, a Coordenação de Assistência ao Educando (CGAE) e o curso Técnico em Enfermagem promoveram uma série de atividades em apoio à campanha "Novembro Azul". Uma tenda foi montada nas dependências da escola, onde foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia capilar e testes rápidos para sífilis, hepatites B e C e HIV. Além disso, foram distribuídos folhetos informativos e laços azuis, símbolos da conscientização sobre a saúde masculina.
A equipe também disponibilizou informações em murais espalhados pela escola para orientar os servidores e alunos sobre os cuidados necessários. O "Novembro Azul" é uma campanha global que incentiva diversas ações ao longo do mês, com o objetivo de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, afetando principalmente aqueles com mais de 50 anos e histórico familiar da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Lucas Leal Bitencourt, estudante do curso Técnico em Enfermagem, explica que a campanha do Novembro Azul ajuda a compreender as barreiras emocionais e culturais que impedem muitos homens de buscar cuidados com a saúde e contribui para entender como atingir essa população, que, na maioria das vezes, não é alcançada pelos serviços de saúde. “A conscientização sobre ações preventivas de doenças reforça a importância da prevenção e pode influenciar positivamente nossa prática futura, seja na área da saúde ou em outras profissões”.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
Redes Sociais