Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Servidor > Notícias > Projeto +Ciência na Escola
Início do conteúdo da página

IFSULDEMINAS – Campus Machado inaugura três Laboratórios Makers em escolas da região por meio do projeto Mais Ciência na Escola

DSC 0314O IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou, no dia 13 de novembro, a inauguração de três Laboratórios Makers em escolas estaduais e municipais de Machado e Paraguaçu, resultado de uma parceria firmada pelo projeto Mais Ciência na Escola, que reúne instituições, profissionais da educação e estudantes em ações de iniciação científica e tecnológica.

A cerimônia, realizada no Espaço Sociocultural do campus, reuniu representantes das escolas beneficiadas, autoridades municipais, bolsistas e coordenações do projeto, que celebraram a chegada dos novos ambientes formativos, espaços onde estudantes poderão aprender ciência e tecnologia “com a mão na massa”, utilizando ferramentas como impressoras 3D, kits de robótica e materiais de prototipagem.

A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, destacou que o projeto beneficia tanto os estudantes das escolas quanto os bolsistas do campus. Ela ressaltou o fato de os bolsistas aprenderem ainda mais ao transmitir conhecimentos, o que para ela tem um valor imensurável. “Então, mais uma vez, mostrando a força da rede, do trabalho em equipe, da colaboração. Quando a gente se une em um propósito maior, a consequência vem naturalmente e o resultado está aqui hoje nessa inauguração de três laboratórios, três lab makers, podendo contribuir, a nossa instituição contribuindo com a implementação desses laboratórios”. 

O vice-diretor da Escola Estadual Alfredo Galdino, professor Davi Lopes Castilho, destacou que o laboratório amplia horizontes e aproxima os alunos de novas possibilidades profissionais, ao trazer algo que parecia distante.DSC 0332

A diretora da Escola Estadual Rubens Garcia, Liliane Carvalho Pereira, ressaltou o impacto da chegada do laboratório como marco histórico para o município.

Ela enfatizou que o espaço representa muito mais do que máquinas e ferramentas, ele simboliza a liberdade de criar, a coragem de experimentar e a autonomia para aprender. Para a professora, errar faz parte do processo, porque é na prática que o conhecimento ganha vida.

Liliane reforçou ainda a importância da parceria com o IFSULDEMINAS, prefeituras e equipes escolares: “Este laboratório só existe graças ao esforço conjunto. É um espaço de todos e para todos”.

O vice-prefeito de Machado, Joel Mendes, comemorou o impacto do projeto e citou a importância do investimento em educação, ressaltando que enquanto houver investimento em educação, menos presídios serão construídos. “Agarrem esse projeto de unhas e dentes, o mundo precisa de vocês”, enfatizou.

O inspetor escolar da Superintendência Regional de Ensino de Varginha, Gabriel Barreto Lopes, também destacou a qualidade dos materiais e o comprometimento dos bolsistas, ao ver a escola pública recebendo equipamentos de excelência, o que reforça a importância da ciência e da educação pública de qualidade.

Um grande quebra-cabeça construído a muitas mãos

O diretor de Extensão, professor Pedro Carvalho, destacou que o projeto é resultado do trabalho conjunto de muitas pessoas, formando “um grande quebra-cabeça” construído de maneira colaborativa. Ele lembrou os primeiros passos da iniciativa na região e afirmou que os estudantes estão plantando agora uma semente que poderá gerar frutos valiosos no futuro. Pedro agradeceu o empenho de todos os envolvidos no processo.

DSC 0339

Sobre o projeto

O Mais Ciência na Escola é fruto da união de três Institutos Federais de Minas Gerais e tem como objetivo levar laboratórios e atividades de iniciação científica para escolas públicas. Nos novos espaços, estudantes poderão desenvolver projetos em áreas como robótica, programação, impressão 3D, ciências e artes, fortalecendo o protagonismo estudantil e a aprendizagem baseada em projetos.

A inauguração dos três Laboratórios Makers marca o início de uma nova fase para as escolas participantes, que passam a contar com estruturas modernas e metodologias inovadoras para inspirar jovens a descobrir talentos, vocações e caminhos profissionais.

Envolvimento de alunos

O professor Matheus Eloy Franco explicou que o projeto conta com a participação direta de quatro alunos de graduação bolsistas:

DSC 0336

três do Campus Machado e um do Campus Poços de Caldas. Nas escolas atendidas, há um professor bolsista em cada unidade, além de dez estudantes do ensino fundamental II que integram as atividades.

Ao todo, quatro escolas estão sob a responsabilidade do Campus Machado: duas em Machado, uma em Paraguaçu e outra em Poço Fundo, onde a inauguração já havia ocorrido separadamente. Cada escola recebeu um conjunto de equipamentos, e a equipe realizou a implantação completa do novo espaço.

No âmbito do IFSULDEMINAS, 30 escolas foram contempladas, sendo quatro sob a gestão direta do Campus Machado.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:

Últimas notícias!

IFSULDEMINAS – Campus Machado inaugura três Laboratórios Makers em escolas da região por meio...

Campus Machado realiza cerimônia de premiação da 3ª FeCTeC e destaca excelência dos...

Estudantes do Campus Machado apresentam trabalhos na JOSIF 2025 Entre os dias 5 e 7 de novembro, o IFSULDEMINAS...

Roda de conversa destaca experiências empreendedoras no IFSULDEMINAS – Campus Machado Na quinta-feira, 13...

III Show de Talentos reúne música, dança e criatividade no Campus Machado O Auditório do...

Pesquisa e extensão do Campus Machado ganham destaque no Congresso Brasileiro de Agroecologia A professora...

Fim do conteúdo da página