Roda de conversa destaca experiências empreendedoras no IFSULDEMINAS – Campus Machado
Na quinta-feira, 13 de novembro, o Salão Sociocultural do IFSULDEMINAS – Campus Machado recebeu a terceira roda de conversa da Semana Global do Empreendedorismo. A atividade foi organizada pelo Escritório Local de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Elite) e integrou a programação institucional de incentivo à cultura empreendedora.
A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional criado em 2008 e realizado em mais de 180 países, com ações que estimulam a inovação, o protagonismo e a criação de novos negócios. De acordo com o professor Luis Eduardo Sarto, coordenador do Elite, a proposta da edição deste ano foi aproximar estudantes dos cursos de Administração e Sistemas de Informação de histórias reais de empreendedores formados pelo campus. Segundo explicou o professor, foram convidados alunos e egressos para compartilharem seus relatos como gestores de seus próprios negócios, trazendo desafios, aprendizados e caminhos percorridos no empreendedorismo.
A abertura do evento foi conduzida pela diretora-geral do Campus, professora Aline Manke, que deu as boas-vindas aos participantes. A roda de conversa reuniu os empresários Thaís Vitória Taveira (Casa do Juca – Pet Shop), Dênis Antônio Rocha (Supermídia Comunicação Visual), Caio César Caixeta (Ampliatto Café), Gilberto Carvalho (Cervejaria Bacurim) e Maria Eduarda Fernandes (Personal Beauty). Eles compartilharam experiências de gestão, trajetória profissional e visão sobre oportunidades de negócio na região.
A professora Dayanny Lopes, integrante da equipe organizadora, destacou que a realização do evento dialoga com a proposta global da campanha, já que ela celebra, todos os anos, a importância do empreendedorismo para a economia mundial.
Segundo a professora, o principal desafio da organização foi encontrar egressos empreendedores disponíveis na data. A organização propôs envolver representantes de todos os cursos superiores do campus, o que exigiu uma busca cuidadosa. “No fim, deu tudo certo”, afirmou. Ela também ressaltou o trabalho de divulgação para mobilizar os estudantes, já que eram o público-alvo da ação. “Utilizamos redes sociais, e-mails e o apoio dos membros do Elite para alcançar um número maior de participantes”, comentou.
Experiências variadas
A egressa Maria Eduarda Fernandes Scanavachi, formada em Administração pelo Campus Machado em 2021, compartilhou na roda de conversa sua trajetória no ramo da beleza, área em que atua desde 2019 e na qual se consolidou como personal beauty após diversos cursos e especializações. Para ela, participar do evento foi uma experiência gratificante, especialmente por ser reconhecida como exemplo de empreendedora entre alunos, professores e servidores. Maria Eduarda ressaltou a qualidade da organização e destacou o enriquecimento proporcionado pela diversidade de nichos representados pelos participantes.
Ao relatar sua vivência profissional, a empreendedora apontou desafios comuns a muitos negócios, como a necessidade de preparo emocional para lidar com o público; sobretudo críticas, rejeições e situações de conflito; além da importância de um planejamento financeiro sólido para enfrentar períodos de baixa demanda. Ela também mencionou a dificuldade do início da carreira, quando o reconhecimento profissional ainda está em construção e pode levar alguns a desistirem.
A estudante Thaís Vitória Saldanha Taveira, que está concluindo o curso de Zootecnia, participou da roda de conversa apresentando sua experiência à frente da Casa do Juca, seu empreendimento na área pet. Para ela, retornar ao Campus Machado como empreendedora foi um passo importante para o próprio crescimento profissional, reforçando sua convicção de estar no caminho certo. Thaís destacou que trabalhar em um pet shop exige preparo técnico e emocional, já que envolve o cuidado direto com animais, seres imprevisíveis e que demandam atenção, paciência e responsabilidade.
Ao comentar a importância da iniciativa, ela afirmou que atividades como essa aproximam os alunos da realidade do empreendedorismo, inspirando quem deseja iniciar um negócio. Como mensagem final, reforçou que empreender não significa trabalhar menos, mas sim trabalhar mais com determinação e propósito, sabendo que o esforço traz resultados compensadores.
Amanda Dias Alves
Ferreira, estudante do 4º período de Sistemas de Informação, participou do evento e destacou que a organização, especialmente por mostrar que o empreendedorismo envolve desafios reais, mas também recompensas para quem trabalha com responsabilidade e persistência. Para ela, o encontro foi inspirador ao revelar caminhos, cuidados e decisões importantes para quem deseja abrir o próprio negócio.
Entre os relatos, chamou sua atenção a história de como um conselho recebido por Maria Eduarda mudou completamente sua trajetória profissional, além de um episódio marcante narrado por um dos empreendedores, que quase enfrentou problemas legais por um descuido, reforçando a importância de atenção e preparo.
Amanda aponta ainda o conselho sobre a diferença entre produtos e serviços especializados como um aprendizado valioso: enquanto produtos competem por preço, o serviço carrega o valor único do profissional. Dona do próprio empreendimento, ela afirma que a atividade a ajudou a tomar decisões que vinha adiando, fortalecendo seu olhar sobre o futuro do negócio.
Caio César Carvalho Caixeta, proprietário da Ampliatto Coffee, rede que já possui unidades em três cidades do Sul de Minas, destacou que a participação no evento representou um momento de aprendizado e troca de experiências. “Tenho certeza de que agregou muito também para os alunos que nos assistiram”, afirmou.
Segundo ele, chamou atenção “a vontade de alguns ali de crescer na vida, principalmente os que fizeram as perguntas”. O empresário acredita que o interesse demonstrado pelos estudantes é um indicativo de futuro promissor. “Pode ter certeza que vão ser bem-sucedidos se continuarem nessa busca com tanta curiosidade.”
Caio também ressaltou que a aproximação entre a instituição e o setor produtivo pode gerar benefícios para ambos. “Sim, acho que tanto o campus quanto a minha empresa têm muito a oferecer para o crescimento de ambos”, afirmou.
Ao deixar uma mensagem aos alunos, o empreendedor reforçou a importância da determinação. “Corra atrás, nada é impossível para quem quer e tem vigor para completar seu sonho! Com a ajuda de Deus, isso se torna ainda mais leve. Então, confie em Deus e faça o seu melhor.”
Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Últimas notícias!
Roda de conversa destaca experiências empreendedoras no IFSULDEMINAS – Campus Machado Na quinta-feira, 13...
Pesquisa e extensão do Campus Machado ganham destaque no Congresso Brasileiro de Agroecologia A professora...
Redes Sociais