Pesquisa e extensão do Campus Machado ganham destaque no Congresso Brasileiro de Agroecologia
A professora Lêda Gonçalves e a ex-aluna do Campus Machado, Lorrane Mendes Pereira, atualmente mestranda na Universidade Federal de Lavras (UFLA), representaram o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) no 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).
O evento foi realizado entre os dias 15 e 18 de outubro de 2025, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro (BA), reunindo pesquisadores, agricultores familiares, movimentos populares, povos tradicionais e gestores públicos para discutir o tema “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”.
A participação delas ocorreu por meio das ações desenvolvidas no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO) e no Projeto Paisagens Sustentáveis, coordenados pela professora Lêda, com parceria do Instituto Biosistêmico (IBS) e financiamento da TCHIBO e Fundação Rabo Bank. Também esteve presente no congresso Rafaela Lima, representante do IBS e parceira do Campus Machado nas atividades realizadas pelo projeto.
Durante o evento, foram apresentados sete trabalhos científicos vinculados ao NEAPO e ao Projeto Paisagens Sustentáveis, com foco em temas como sustentabilidade na cafeicultura, manejo ecológico de pragas e o uso de plantas medicinais.
Segundo a professora Lêda Gonçalves, “como sempre, os Congressos de Agroecologia são espaços de muita troca de experiências e conhecimentos, ambientes profundamente democráticos, onde pesquisadores, estudantes e produtores se relacionam com respeito e aprendizado mútuo. Ali, o saber da universidade se encontra com o saber do povo e todos ganham!”.
Para Lorrane Mendes Pereira, “participar do Congresso Brasileiro de Agroecologia foi uma das experiências mais incríveis que a pesquisa me proporcionou. Foi
enriquecedor para meus conhecimentos práticos, teóricos e pessoais, além das trocas de saberes que o congresso ofereceu. Vi que cada povo se desdobra com os recursos que tem disponíveis para se alimentar e cuidar da terra. Foram dias de muito aprendizado sobre como produzir alimentos de maneira segura e sustentável, além de conhecer diversas culturas diferentes e tradições ancestrais presentes no nosso país”.
A representante do IBS, Rafaela Lima, também destacou os impactos positivos da participação: “Participar do CBA foi uma experiência muito enriquecedora. Trouxe novas ideias e reflexões sobre a agroecologia e me fez enxergar o tema por outra perspectiva. Também pude perceber a importância da troca entre produtores, técnicos e instituições para fortalecer práticas mais sustentáveis no campo”.
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações da professora Leda Gonçalves
Fotos: Divulgação
Últimas notícias!
Pesquisa e extensão do Campus Machado ganham destaque no Congresso Brasileiro de Agroecologia A professora...
HalloweeIF movimenta alunos e servidores no Campus Machado No dia 31 de outubro, o Poliesportivo do IFSULDEMINAS...
Redes Sociais