Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sarau 2025

Confraternização de fim de ano é marcada por homenagens e valorização de talentos

DSC 1231Na quarta-feira, 17 de dezembro, após a apresentação do balanço das ações de 2025, o IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou a entrega de homenagens a servidores, em reconhecimento ao tempo de efetivo exercício na instituição — 15, 20 e 30 anos — e às qualificações profissionais concluídas ao longo do ano. A programação contou ainda com mais uma edição do Sarau Entre Nós, que celebrou os talentos da comunidade acadêmica.

O momento solene teve a participação do reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, responsável pela entrega das homenagens e pela condução do ato institucional. Ao todo, 24 servidores foram homenageados pelos 15 anos de atuação, três pelos 20 anos e 12 pelos 30 anos na instituição. Também foram entregues nove homenagens a servidores que concluíram processos de qualificação profissional em 2025.

Homenageado pelos 20 anos de atuação no Campus Machado, o professor Ivan Franco Caixeta destacou uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão. Ele ingressou no Instituto em julho de 2005, após uma longa carreira docente, somando atualmente quase cinco décadas de atuação como professor. Para ele, o IFSULDEMINAS tornou-se uma extensão de sua casa, espaço onde construiu relações profissionais e pessoais significativas e desenvolveu um trabalho que considera marcante em sua vida.

Segundo Ivan, a estrutura do campus possibilita uma formação completa e aplicada aos estudantes, integrando teoria e prática em todas as etapas da cadeia produtiva do café. O reconhecimento e o vínculo com os alunos, que ele descreve como “filhos do coração”, são apontados como a principal motivação para permanecer em atividade. O professor lembrou, com orgulho, ser o servidor mais idoso da instituição.

A servidora Crecília Domingues, reconhecida pelos 15 anos de atuação, não pôde comparecer à solenidade, mas relembrou uma trajetória marcada por aprendizado, amadurecimento profissional e superação de desafios. Segundo a servidora, as experiências acumuladas ao longo desse período contribuíram tanto para o fortalecimento de sua atuação profissional quanto para seu crescimento pessoal. “Tenho um carinho imenso pelo Instituto, onde também fui aluna, e sou grata pelas amizades conquistadas e pelas experiências vividas. Tenho orgulho em dizer que o Campus Machado faz parte da minha história profissional e pessoal”, comentou.

Homenageada pelos 15 anos de atuação no IFSULDEMINAS – Campus Machado e pela conquista da titulação de professora titular em 2025, a professora Daiane Moreira relembrou uma trajetória marcada pelo compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão. Ela iniciou sua atuação no campus em 2009, como professora substituta, e, em 2010, foi aprovada em concurso para professora efetiva do então IFNMG – Campus Arinos, retornandoDSC 1140 posteriormente ao Campus Machado por meio de redistribuição. Ao longo dos anos, exerceu diferentes funções de gestão acadêmica, tendo sido coordenadora do curso de Zootecnia por três mandatos e, atualmente, ocupa o cargo de coordenadora-geral de Ensino.

Segundo a professora, o Campus Machado ultrapassa o significado de espaço profissional e se confunde com sua própria história familiar. Ela destacou que seu avô atuou no campus desde 1954, antes mesmo de sua inauguração, até a aposentadoria, e que sua mãe também construiu sua trajetória profissional na instituição, onde trabalhou a partir de 1984. Daiane ressaltou, assim, que representa a terceira geração de sua família vinculada ao Campus Machado, somando mais de 70 anos ininterruptos de dedicação à história da instituição.

Também homenageado pelos 15 anos na instituição, a pedagoga Erlei Clementino dos Santos destacou que “a trajetória na Instituição durante esses 15 anos foi repleta de desafios e aprendizados em todos os aspectos, impregnada de profissionalismo, ética, respeito, pertencimento, comprometimento, acolhimento e amizade, que foram essenciais nesta jornada”.

A servidora Bruna Machado, outra colaboradora homenageada pelos 15 anos, destacou a oportunidade de trabalhar com equipes de diferentes setores e também com profissionais de outros campi, experiência que contribuiu para ampliar sua visão institucional. “Fico muito feliz em acompanhar o crescimento do IFSULDEMINAS, especialmente do Campus Machado e saber que tenho contribuído de alguma forma  com a  transformação de tantas vidas”, comentou.

Sarau Entre Nós e ações para qualidade de vida

Após a apresentação institucional e a cerimônia de homenagens, servidores e colaboradores participaram de mais uma edição do Sarau Entre Nós, iniciativa que valoriza os diversos talentos da comunidade acadêmica. Neste ano, o sarau contou com apresentações de Fábio Corsini, Vanessa Corsini, Wellington Marota, Wania Campos, Letícia Amaral, Juliana Roberto de Oliveira, Alyne Siqueira, João Paulo Barbieri, Douglas Adriano Mendonça, Thamiris Lentz, Renato Coelho, Salomão Tassote e Lucas Ley, proporcionando um momento de sensibilidade artística e convivência.

A organização ficou a cargo das servidoras Juliana Roberto de Oliveira e Alyne Siqueira, como parte das ações da Coordenação de Qualidade de Vida. Juliana explicou que “o Sarau nasceu no ano passado como uma proposta simples, mas cheia de sentido: criar um espaço de respiro, de expressão artística e de valorização dos talentos da nossa comunidade. Um espaço para lembrar que somos muito mais do que nossas funções e cargos”.

Durante o evento, Alyne Siqueira também apresentou uma retrospectiva das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, destacando a perspectiva de uma gestão cada vez mais humana, próxima e atenta às pessoas. Ao longo de 2025, foram realizadas diversas iniciativas voltadas ao acolhimento, à integração e ao cuidado com os servidores, incluindo ações culturais, comemorativas e de convivência.

Entre os destaques estavam atividades como o Showrrasco com o Palco Entre Nós, celebrações alusivas a datas comemorativas, ações de acolhimento a novos servidores, a Semana do Servidor e projetos voltados ao fortalecimento da comunicação e do sentimento de pertencimento. Alyne ressaltou ainda o CGGP Itinerante como uma iniciativa em consolidação, voltada à escuta e ao diálogo nos setores, reforçando que as ações desenvolvidas têm como propósito fortalecer vínculos e promover o bem-estar.

Encerrando a confraternização, todos os presentes foram convidados a participar do tradicional Amigo Chocolate, atividade que simboliza o espírito de integração e acolhimento. A confraternização de encerramento reforçou o reconhecimento institucional às trajetórias individuais e coletivas que constroem o Campus Machado, além de renovar os laços entre servidores e colaboradores para os desafios e projetos do próximo ano.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página