Luto Oficial
Conheça a trajetória de mais de 30 anos do servidor Sérgio Santana no Campus Machado!
Portaria de luto
O IFSULDEMINAS – Campus Machado lamenta profundamente o falecimento do servidor Sérgio Santana, que se encontrava internado há algum tempo em decorrência de complicações cardíacas e, infelizmente, não resistiu.
Egresso da instituição, Sérgio construiu uma trajetória marcada pelo comprometimento e pela dedicação ao IFSULDEMINAS – Campus Machado, onde atuava como coordenador de Assistência ao Educando, deixando um legado inestimável para a comunidade acadêmica.
Informamos que, em memória do servidor, o velório será realizado nas dependências do Campus Machado. Demais informações, como horário, serão atualizadas.
À família, amigos e colegas, a instituição expressa sua solidariedade neste momento de dor, da qual também compartilha, seguindo com a convicção e o orgulho da bonita trajetória de um servidor com mais de 30 anos de dedicação ao serviço público.
Uma carreira de dedicação e compromisso
Sérgio era egresso do curso Técnico em Agropecuária da antiga Escola Agrotécnica. Ingressou no serviço público em 1991, logo após a conclusão do curso, iniciando uma trajetória marcada pelo compromisso com a instituição e com a educação pública. Desde 1998, atuava como coordenador-geral de Assistência ao Educando no IFSULDEMINAS – Campus Machado.
Ao longo de sua carreira, graduou-se em Ciências Biológicas e Agronomia, obteve títulos de especialização em Cafeicultura Orgânica, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos, além de concluir mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Seus conhecimentos foram amplamente aplicados nas atividades desenvolvidas no campus, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento institucional.
Durante sua trajetória profissional, Sérgio exerceu diferentes funções, sempre colocando sua experiência a serviço da escola. Entre suas principais contribuições, destacam-se a implantação do sistema de saneamento, o licenciamento ambiental e a gestão de resíduos da agroindústria e do laticínio. Também atuou como professor voluntário, substituindo docentes em disciplinas relacionadas às suas áreas de formação.
Em março deste ano, o servidor foi homenageado pelos mais de 30 anos de dedicação à instituição. Na ocasião, afirmou que pretendia continuar servindo à escola enquanto pudesse trabalhar. “Gosto muito do ambiente e das pessoas com quem convivo. As relações dentro da instituição são muito positivas”, destacou. Para ele, a escola sempre foi um espaço diferenciado, no qual se sentia valorizado pela atuação profissional construída ao longo dos anos.
A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, falou sobre a admiração pelo profissional. “O Sérgio foi um ser humano e um profissional que se dedicava a tudo com um amor incondicional e admirável. Que sua trajetória seja exemplo para nos conduzir em nossas decisões. Ele era, para mim, muito mais que um colega, mas um amigo e mentor. Que possamos honrar o seu nome como ele merece. Dor imensa!”, comentou.
O reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, também lamentou a perda do colega. “Um grande amigo, servidor que se dedicou sempre, em tempo e intensidade, à nossa instituição, em prol dos estudantes. Sentimentos à família e a toda a comunidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado!”, registrou nas redes sociais do campus.
“Grande amigo. Vai fazer muita falta. Meus sentimentos aos familiares”, destacou o professor Sérgio Pedini, atual diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, na Setec/MEC.
Servidores lamentam a perda do colega
A professora Brígida Monteiro destacou: “Pessoa boníssima, que sabia lidar e gerir com tanta sabedoria e dedicação. Com certeza deixou um legado imenso”.
“Ah, que tristeza! Que falta vai fazer! Tão sensato! Incrível o trabalho dele!”, escreveu a professora Patrícia Alvim.
“Grande profissional. Sempre atento às necessidades dos nossos alunos. Sempre dedicado”, registrou o professor Clóvis Gomes de Carvalho.
“Era excelente em tudo: pai, marido, amigo… realmente fará falta”, destacou a professora Kátia Alves Campos.
“Profunda tristeza. Perdemos um grande amigo e colega. Com certeza fará muita falta. Que Deus e toda a espiritualidade o recebam com muito amor e confortem todos os seus familiares!”, comentou a professora Lêda Gonçalves.
Cuidado com os alunos e respeito de todos
Com muitos anos de convivência direta com os estudantes, Sérgio conquistou não apenas o reconhecimento e o carinho dos colegas de trabalho, mas também de pais, alunos e egressos, que mantinham com ele uma relação marcada pela gratidão e pelo respeito. Nas redes sociais da instituição, são frequentes as manifestações de ex-alunos relembrando o apoio e a atenção recebidos durante o período em que viveram no campus.
Confira alguns comentários:
@ricardo.guimaraes07 - Fui interno no período de 2001 a 2003 e posso dizer que foi o melhor período da minha vida. Sou da cidade de Pintópolis (MG) e só tenho a agradecer ao Sérgio e a todos os servidores da EAF Machado. Hoje sou servidor público do Instituto Mineiro de Agropecuária e devo isso a Instituição EAF Machado e a todos os colaboradores!”
@gabriel.loffi - Esse cara é foda! Já me emprestou colchão e até um cadeado hahaha saudosa turma de 2013.
@Guilherme Tolentino - Grande Sérgio! 👏
@lena.pimenta.1 - Obrigada pelo carinho e dedicação com nossos filhos.
@Gabrielamelo - Sou formada no IF Machado da turma de 2017 de informática. Queria muito morar no alojamento e minha mãe só deixou porque conversou com o Sérgio e sentiu confiança nele. Alma iluminada!
Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado