Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Premiação Mestrado
Início do conteúdo da página

Premiação Mestrado

Melhores dissertações do Mestrado em Alimentos são premiadas pelo IFSULDEMINAS

DSC 0137No dia 23 de fevereiro, os estudantes do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos apresentaram suas pesquisas da Disciplina “Dissertação I” perante a banca de avaliação, composta pelos professores do programa. Na ocasião, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI) premiou as três melhores dissertações do programa defendidas em 2022.

O primeiro lugar da premiação de Alimentos foi conquistado por Izabela Fernanda Sirigati Gouvea, orientada pela professora Aline Manke, sob co-orientação da professora Brígida Monteiro, com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de Chutney com a Mistura de Amora-Preta, Framboesa e Morango”. Para Izabela, que obteve o título de mestre em 2022, receber o reconhecimento foi extremamente gratificante.

“O Mestrado foi importante para meu desenvolvimento pessoal e profissional. Além das oportunidades e vivências ao longo do curso, tive o privilégio de ter aulas ministradas por professores excepcionais”. Izabela explica que, apesar das incertezas da pandemia, o suporte do Campus foi excelente. “O experimento foi conduzido com os protocolos de isolamento e os testes sensoriais foram aplicados com segurança”.

Aline reconhece a egressa premiada como a “cara dos institutos federais”. “A Izabela fez o curso técnico conosco, o Bacharelado em Ciência e Tecnologia, e ingressou no Mestrado, sempre com muita dedicação", comenta. O trabalho defendido teve como objetivo solucionar um problema da Associação dos Produtores de Frutas Vermelhas, desenvolvendo um novo produto para escoamento da safra.

Em segundo lugar, foi premiada a dissertação “Desenvolvimento e Avaliação da Qualidade de Barras de Cereais Salgadas Produzidas a partir da Farinha de Semente de Melão”, de Luiz Paulo Domingues Salgado, orientado pelo professor João Paulo Domingues. Já em terceiro lugar, Luiz Cláudio Teixeira foi reconhecido pelo trabalho “Implantação e Validação da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle no Processamento do Queijo Minas Frescal”, sob orientação da professora Sandra Maria Oliveira e co-orientação do professor Délcio Bueno.

DSC 0119Representando a Pró-Reitoria, estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, o diretor de Pesquisa, professor Humberto Vargas Duque, e o coordenador de Pesquisa, professor Carlos Alberto Negrão. Do Campus Machado, participaram a diretora-geral, professora Aline Manke, e a diretora de Pesquisa, professora Dalila Carvalho Rezende e demais professores do programa. Também marcou presença o professor Délcio Bueno da Silva, coordenador do Mestrado em Alimentos.

A premiação é uma iniciativa da PPPI direcionada aos estudantes de mestrado do IFSULDEMINAS. De acordo com o professor Carlos Henrique, pró-reitor da área, a criação do prêmio é uma proposta da servidora Eunice Cristina da Silva, ex-coordenadora da Pós-graduação, atualmente afastada para capacitação. A ideia foi adotada pela Pró-Reitoria com o objetivo de "estimular e motivar os alunos dos programas de mestrado, além de difundir e divulgar internamente os trabalhos realizados nos programas stricto sensu", explica o pró-reitor.

Outras três dissertações do Mestrado Profissional em Educação foram classificadas para o prêmio. Segundo o professor Carlos Negrão, uma resolução interna está em processo de elaboração para formalizar e regulamentar a iniciativa, com ênfase nas dissertações apresentadas a partir de 2023. 

O coordenador do curso, professor Délcio, avalia a iniciativa como uma forma de valorização interna à pesquisa. A professora Aline, orientadora da dissertação premiada, considera como incentivo. "Aproveitamos o momento da disciplina de Dissertação I para motivar os alunos". Ela acredita que ao testemunharem o reconhecimento concedido aos colegas, eles possam intensificar seu compromisso com a pesquisa, almejando, assim, serem agraciados no futuro com o mérito de melhor dissertação do programa.

 

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página