Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Certificação Técnica 2024
Início do conteúdo da página

Certificação Técnica 2024

Campus Machado celebra formatura de mais de 170 novos técnicos

DSC 0145No último sábado, 02 de março, mais de 170 novos profissionais foram certificados pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado. A solenidade da manhã encerrou o ciclo para duas turmas do Técnico em Informática e uma turma do Técnico em Alimentos. À noite, três turmas do Técnico em Agropecuária se despediram da instituição. A comunidade acadêmica, familiares e amigos lotaram o Auditório Antônio Carlos Estanislau para prestigiar as formaturas.

DSC 0002A professora Aline Manke, diretora-geral do IFSULDEMINAS - Campus Machado, abriu as duas cerimônias. Ao discursar, ela enfatizou a conquista dos formandos, bem como o apoio de suas famílias, amigos e corpo técnico da instituição. Aline fez votos de que as lições aprendidas possam guiar os novos profissionais em suas futuras jornadas, cultivando valores éticos, resiliência e amor ao próximo. "Com toda certeza, vocês são merecedores de toda felicidade e sucesso, pois a vitória pertence àqueles que se dedicam e batalham para alcançar seus objetivos."

DSC 0019Na solenidade da manhã, o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, pró-reitor de Pesquisa e reitor substituto em exercício, presidiu a cerimônia. À noite, o professor Cléber Ávila Barbosa certificou os formandos. Ao se dirigir ao público, ele compartilhou sua trajetória acadêmica, como técnico agrícola formado pela antiga Escola Agrotécnica Federal de Machado, posteriormente como professor, coordenador e atualmente na condição de dirigente na Reitoria da instituição. "Foram tantos sonhos viabilizados porque esta instituição é extraordinária e transforma as vidas de todos que aqui chegam! Acreditem muito em vocês, pois tenho certeza de que têm um brilhante futuro pela frente."

DSC 0181As professoras Cristina Almeida Carvalho e Brígida Monteiro foram as paraninfas das turmas de Informática (E e F) e Alimentos, respectivamente. Ao se dirigir aos formandos, Cristina ressaltou o comprometimento e dedicação dos estudantes ao longo dos três anos de estudo. A professora destacou as conquistas em cada disciplina e projeto realizados durante o curso, reconhecendo a importância do ensino médio na preparação dos alunos. Também enfatizou o papel dos técnicos como agentes de transformação na sociedade e encorajou a busca por inovação e resolução de problemas. "Sejam íntegros, éticos e responsáveis em todas as suas ações e, principalmente, com todos que os rodeiam", finalizou.

Os professores Ivan Franco Caixeta, João Paulo Barbieri e Vanderson Rabelo de Paula foram os paraninfos das turmas do Técnico em Agropecuária. Ivan discursou em nome dos colegas, brincando que seria sua última aula e não um discurso formal. "A semente do conhecimento agropecuário e agronômico lançada em vocês foi boa, agora, depende do solo - mente e coração - que a recebem. Vocês têm a responsabilidade de reproduzir o ensino recebido". Emocionado, por meio de parábolas e analogias aos conteúdos das disciplinas que leciona, o professor compartilhou conselhos para uma vida ética, justa e pautada pelo amor ao próximo.

Homenagens

DSC 0209Além das tradicionais homenagens entregues aos patronos, paraninfos, professores, diretora e reitor, a formanda Mariana Naves Tana foi agraciada com uma "Moção de Aplausos" concedida pelo Conselho Superior (Consup) do IFSULDEMINAS. A honraria teve como motivação a conquista das medalhas de ouro nas olimpíadas: Obmep e Canguru de matemática; medalhas de prata nas olimpíadas: IAAC - Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC); Matemática sem Fronteiras na fase regional e nacional; Itabirana de Matemática 1ª fase e 2ª fase.

A jovem, que teve uma trajetória acadêmica notável, contou que está cursando Física na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Foi incrível, um momento muito especial para mim! Fiquei surpresa e muito feliz. Sou muito grata pelo apoio que o IF me deu, o quanto me ajudaram durante esse tempo, e também pelo apoio dos meus colegas".  

Como é de praxe, diversos funcionários do Campus tiveram a oportunidade de entregar os certificados aos filhos e familiares. Foi o caso do auxiliar de agropecuária, Sebastião Rabelo, conhecido como Tiba, que teve a satisfação de entregar o diploma ao seu filho, Hiury Rabelo. Servidor desde 1995, ele se orgulha pelo fato de todos os seus filhos terem estudado no Campus Machado, além de sua esposa, que cursou o Técnico em Enfermagem. Segundo o servidor, isso se deve à qualidade do ensino oferecido pela instituição. Bastante querido pelos estudantes e servidores, foi ovacionado ao ser chamado para a entrega. "O convívio aqui é muito gostoso;  já recebi 11 placas de homenagens dos alunos em outras formaturas".

Despedidas

DSC 0178Em seus discursos, os oradores não pouparam emoção, expressando palavras como gratidão, saudade, amizade, desafios, superação, lembranças, perseverança, lições, aprendizado e orgulho.

"Despedirmo-nos de tudo isso dói, porque foram as coisas singelas que fizeram deste Instituto muito mais que uma escola, mas o nosso lar", discursou o formando José Rafael de Carvalho, em nome da turma INFO F. 

Bianca Cardoso, oradora da turma INFO E, celebrou a conquista junto aos colegas. "Vocês possuem todas as razões para saírem daqui com a cabeça erguida. Não foi fácil, sabíamos que não seria, mas nós conseguimos, chegamos ao fim".

DSC 0160O orador do Técnico em Alimentos, Luiz Otávio Caproni Maximiniano, relembrou o percurso e aconselhou os colegas. "Que possamos enfrentar os desafios com coragem, perseverança e integridade. Que cada passo que damos hoje oportunize novos passos, pois a educação é permanente e o mundo precisa de pessoas comprometidas com o aprendizado contínuo".

Ana Carolina de Souza, representante da turma AGRO I, recordou os desafios superados. "Nosso primeiro ano foi marcado pela pandemia, então passamos um ano estudando a distância, mas isso não impediu que pudéssemos nos conhecer".

Maria Luiza Faria, da turma AGRO J, desabafou sobre o desafio de representar a turma como oradora. "Apesar de ser muito difícil resumir nosso percurso como estudantes em algumas folhas, levaremos em nossos corações todos os momentos que vivemos juntos, desde o instante em que pisamos no IF pela primeira vez".

Pedro Henrique Costa Souza, orador da turma AGRO H, relatou se sentir honrado por representar os colegas e relembrar um pouco da trajetória. "Ao longo dos últimos anos, enfrentamos desafios, superamos obstáculos e crescemos juntos, moldados pela paixão pelo campo e pelo desejo de fazer a diferença em nossas comunidades".

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página