Página inicial > Mais Notícias > Palestra Cooperativismo

Palestra Cooperativismo

Cooperativa-Escola do IFSULDEMINAS - Campus Machado promove palestra sobre cooperativismo

DSC 0037Cerca de 150 estudantes de Administração e Zootecnia se reuniram na terça-feira, 05 de março, no Espaço Sociocultural, para uma palestra sobre Cooperativismo Jovem. A ação foi organizada pela Cooperativa-Escola dos Alunos do Instituto Federal de Machado (Coetagri) e integra a programação memorativa dos 45 anos que serão completados no dia 10 de setembro deste ano.

Devido pioneirismo na atuação como cooperativa estudantil, a Coetagri é referência em gestão administrativa na Rede Federal. Frequentemente, a escola recebe visitantes de outros institutos federais para apresentar seu modelo de funcionamento.

A diretora-geral do Campus Machado, professora Aline Manke, deu boas-vindas aos estudantes e destacou a importância de falar sobre cooperativismo. "Que seja uma manhã proveitosa, um pontapé para a comemoração dos 45 anos da Coetagri."

DSC 0026O presidente da Cooperativa dos Instrutores de Formação Profissional e Promoção Social Rural Ltda (Coopifor), José Ailton Junqueira de Carvalho, destacou os quatro pilares da administração: planejamento, organização, coordenação e controle. Ele também abordou o sistema de representação do cooperativismo, que retrata a hierarquia mundial sobre o tema.

José Ailton abordou a trajetória do cooperativismo, desde a primeira cooperativa do mundo, a "Rochdale", e as dificuldades que os pioneiros enfrentaram para se tornar um modelo sustentável. Ele também enfatizou a responsabilidade social que as cooperativas carregam. "Abracei o 'coop' como uma motivação e superação."

A coordenadora da Coetagri, professora Lidiany dos Santos Soares, considerou a palestra esclarecedora para os alunos, pois possibilita aprender sobre as práticas cooperativistas que estão presentes no dia a dia de todos. Dentre elas, a intercooperação e a prática de ações de interesse comum.

Após a palestra, a estudante Samara Domingues aceitou tornar-se cooperada da Coetagri. “Me chamou a atenção como o cooperativismo faz parte da nossa vida, literalmente em tudo e nós quase não víamos isso. “

Sobre a Coetagri

O cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo que se baseia na união dos cooperados para o desenvolvimento. Participação democrática, solidariedade, independência e autonomia são princípios fundamentais. Fundada em 1979, a cooperativa-escola desempenha um importante papel para a instituição, viabilizando a comercialização de produtos da agroindústria do campus, como café, laticínios, carnes e ovos.

A Coetagri possui 199 cooperados e oferece benefícios, como descontos em serviços de parceiros, condições especiais em promoções nas cantinas do campus e oportunidades para aprender mais sobre o cooperativismo ao participar da diretoria da Coetagri, conhecendo e aplicando práticas cooperativistas. Desde sua fundação, a Cooperativa-escola é presidida por estudantes da instituição. A atual presidente é a estudante de Administração, Stefani Deoli Paulino.

Conheça os parceiros:

Academia Corpóreo