Página inicial > Mais Notícias > Volta às aulas 2023

Volta às aulas 2023

Campus Machado recebe mais de 1.500 alunos para início do primeiro semestre letivo de 2023

DSC 0828Uma programação intensa marcou a primeira semana do ano letivo de 2023 no IFSULDEMINAS - Campus Machado. No domingo (05/02), os alunos residentes na moradia estudantil, bem como pais e responsáveis foram recepcionados pela equipe da Coordenação Geral  de Assistência ao Educando. Mais de 1.500 estudantes do técnico e do superior participaram das atividades ao longo da semana.

DSC 0804Na segunda-feira, 06/02, os alunos do técnico integrado puderam se familiarizar com a instituição. Uma gincana cultural e esportiva foi realizada à tarde, no Ginásio, com uma série de brincadeiras para gerar interação entre calouros e veteranos. Já em ritmo de aulas, os estudantes do superior e do técnico subsequente participaram de aula inaugural com o coordenador do curso e conheceram os professores.

Na terça-feira, 07/02, no período da manhã e da tarde, uma recepção no auditório contou com a apresentação da direção geral e de diversos setores, como o Administrativo, Ensino, Pedagógico, Assistência ao Educando, Núcleo de Tecnologia da Informação, Assessoria de Comunicação e Biblioteca. À noite, foi a vez dos alunos do técnico subsequente e cursos superiores -  do noturno - serem recepcionados no Auditório.

DSC 0905A partir da quarta-feira (09/02), também tiveram espaço para apresentação os responsáveis pelas diretorias de Pesquisa, Extensão, Administração, Planejamento e da Coordenação Geral de Produção. Todo o cronograma das ações foi repetido para os alunos dos superiores e técnico subsequente na quinta e sexta-feira.

Os calouros dos cursos técnicos integrados, subsequentes e superiores tiveram a oportunidade de conhecer a instituição, por meio de um tour guiado pelos professores. Áreas produtivas da fazenda, laboratórios, espaços de vivência, refeitório, Assistência ao Educando, Biblioteca e áreas de esportes foram alguns dos locais visitados.

DSC 0714Com o tour, os novatos puderam se familiarizar com o ambiente da escola, conhecendo diferentes locais para que não se limitem às áreas onde desenvolvem atividades acadêmicas. Após o tour, os estudantes do técnico participaram da palestra “O sofrimento psicológico na contemporaneidade”, com o psicólogo Matheus Carvalho. Entre os tópicos destacados, o palestrante mencionou a ansiedade, dentre outros distúrbios da atualidade, assim como os tratamentos e causas.

DSC 0833Durante sua apresentação, a diretora geral, professora Aline Manke, ressaltou valores, como união e comprometimento em momentos críticos; unidade; equidade; formação integral; respeito e tolerância; justiça socioambiental. Além disso, pretende gerar oportunidades, focar em propósitos e incentivar o sentimento de pertencimento.

Dentre os limites impostos no ambiente escolar, destacou que o preconceito de nenhuma natureza será tolerado e que trotes são proibidos pelo regulamento interno. Fez questão de diferenciar as brincadeiras adotadas pelas turmas de terceiro ano, como os dias em que todos se vestem ou fantasiam de determinado tema. Tais brincadeiras podem ser realizadas, desde que previamente autorizadas pela Coordenação de Assistência ao Educando, e tenham adesão voluntária.

“Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje”, mencionou a frase de Franklin, ao finalizar sua apresentação.

DSC 0865O servidor Sérgio Santana, coordenador de Assistência ao Educando, explicou mais detalhes sobre o regimento interno e sobre funcionamento do setor, assistência social, equipe de saúde, monitores, auxílio estudantil (que varia de R$ 100 a R$ 600) e transporte escolar. A novidade deste ano foi a negociação com a Prefeitura de Machado para o fornecimento do passe escolar também aos alunos do técnico subsequente. Até 2022, o benefício do transporte municipal gratuito para o campus era concedido apenas aos estudantes do Técnico Integrado.

Sérgio lembrou que o Protocolo de Biossegurança criado no período crítico da pandemia continua valendo. A única exceção é a suspensão da obrigatoriedade no uso de máscaras. A diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, deu as boas-vindas aos estudantes, apresentou a equipe do setor e principais diretrizes para o ano de 2023. O coordenador de Ensino, professor Diego Zanetti, orientou os estudantes sobre calendário acadêmico, horário de aulas, disciplinas e faltas.

DSC 0982O diretor de Extensão, professor Pedro Luiz Costa Carvalho, explicou aos estudantes como funciona o processo de estágio e ressaltou a importância de não deixar para última hora. Também apresentou os diversos grupos de estudos e projetos disponíveis para a participação dos alunos, muitos com pagamento de bolsa, além do Programa de Mobilidade Acadêmica.

DSC 0955Dalilla Carvalho Rezende, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, apresentou os cursos oferecidos atualmente pelo Campus Machado e explicou sobre os projetos em andamento. Destacou a conquista da estudante Daniela Maria Chagas, egressa de Zootecnia, ganhadora do prêmio Destaque CNPQ de 2022.

Ao longo das apresentações no auditório, a Diretoria de Ensino e sua equipe realizaram um quiz para testar a atenção e conhecimento dos alunos sobre a instituição. Os mais informados receberam brindes.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado