Página inicial > Mais Notícias > Programa de Intercâmbio de Estágios

Programa de Intercâmbio de Estágios

Campus Machado participa da 1ª edição do Programa de Intercâmbio de Estágios

WhatsApp Image 2023 02 15 at 14.50.20Entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu quatro estudantes do Campus Muzambinho e duas estudantes do Campus Inconfidentes para as atividades do Programa de Estágios Intercampi. As alunas de cursos na área de Ciências Agrárias participaram da rotina nos setores produtivos da escola, como Torrefação, Horta, Fruticultura, Produção de essências florestais, Meliponicultura, Suinocultura, Equinocultura, Cafeicultura, Bovinocultura. Além disso, conheceram o Museu de Ciências Naturais e a Minifazenda.

Neste ano, a Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS lançou a primeira edição do Programa de Estágios Intercampi, uma iniciativa para oferecer intercâmbio de experiências aos estudantes de cursos técnicos e superiores da instituição. Participaram desta edição os campi Machado, Inconfidentes e Muzambinho. Michelle Marques, diretora de Extensão do IFSULDEMINAS e coordenadora do projeto, explica que a ideia é expandir as próximas edições para mais cursos e alterar o período de realização para a primeira semana de aulas, possibilitando a interação entre os alunos das unidades.

DSC 0575De acordo com a diretora, a experiência foi muito bem recebida pelos estudantes envolvidos. Ao longo da semana, a equipe coordenadora do projeto esteve nas unidades para acompanhar a participação dos alunos. “Recebemos um feedback muito positivo, as alunas que estagiaram em Machado relataram uma vivência muito boa, com conceitos que ainda não conheciam na prática”.

O coordenador de Estágios do IFSULDEMINAS, Alex Silva, esteve em Machado para conversar com as estudantes que realizaram as atividades no campus. Ele conta que o projeto piloto foi excelente e só tende a crescer, já que a ação foi muito bem recebida pelos participantes. "Os estudantes se apaixonaram pela proposta e aprenderam muito com a dinâmica, a riqueza de conhecimentos adquirida nesta semana foi de muita valia para eles". Alex prefere avaliar a ação pelo feedback dos estudantes. "Ouvir os alunos e a perspectiva deles é fantástico!"

Na manhã da segunda-feira, 30 de janeiro, as alunas visitantes foram recebidas pela diretora geral, professora Aline Manke Nachtigall, que deu as boas-vindas e apresentou um da infraestrutura da escola, projetos e ações em que o campus possui expertise.

Experiências no Campus Machado

DSC 0635Janaína Zacarioto, aluna de Medicina Veterinária no Campus Muzambinho, se mostrou animada, mas com um pouco de receio no início, “foi gratificante, tive uma experiência muito agradável com os setores e com as meninas. Foi uma troca de conhecimento muito grande, além de conhecer as experiências de vida de cada uma. O Campus Machado tem profissionais incríveis, fomos muito bem recebidas e deixo a minha gratidão pela oportunidade de participar de uma semana maravilhosa”, disse.

Jacqueline Cerqueira cursa Engenharia Agronômica no Campus Inconfidentes. Para a estudante, a experiência foi única e de muito aprendizado. “Só tenho motivos para agradecer pelo acolhimento neste período de estágio.”

A estudante Jéssiele Célia, do Tecnólogo em Cafeicultura do Campus Muzambinho, conta que achou a experiência extraordinária. “Superou todas as minhas expectativas, foi uma experiência não só acadêmica, mas pessoal e de vivência, todos os setores do Campus Machado nos receberam muito bem”.

Para Caroline Rossi, do Técnico em Agropecuária do Campus Muzambinho, a semana foi  espetacular. “Estava um pouco receosa, mas foi maravilhoso conhecer um campus diferente. Todos os colaboradores e alunos foram muito prestativos, só posso agradecer pela oportunidade e aprendizado que vou levar para a vida toda”.

Inconfidentes e Muzambinho recebem estudantes do Campus Machado

WhatsApp Image 2023 02 15 at 15.04.57Quatro estudantes de Machado fizeram estágio no Campus Inconfidentes. Paulo Ricardo Moreira da Silva, do 10º período de Agronomia, avaliou o projeto como essencial para a ampliação das experiências acadêmicas e contou que foi essencial conhecer a Fazenda-Escola em Inconfidentes. “É diferente! Fica próximo da cidade e isso tem um impacto na forma de aprendizado, porque podemos transitar com facilidade entre a área urbana e rural”, comentou. “Escolhi participar deste projeto porque vi na socialização com outros campi uma oportunidade para conhecer outros métodos de aprendizado”.

A estudante do 7º período do curso de Zootecnia, Beatriz Regina Rossari, também viveu a experiência de intercâmbio de estágios. Ela conta que se apaixonou pela Fazenda-Escola do Campus Inconfidentes, desde a primeira vez que esteve lá, e que seu objetivo foi conhecer a organização e os setores de um campus onde não existe curso de Zootecnia.

WhatsApp Image 2023 02 04 at 19.39.24O Campus Muzambinho também recebeu quatro estudantes do Campus Machado. Filipi Rabello Tavares, do 7º período Agronomia, gostou de participar do Programa de Estágio Intercampi. “Foi muito proveitoso, visto que acompanhamos vários setores do Campus Muzambinho, realizando atividades práticas no campo e compartilhando experiências com os servidores e alunos. Agradeço a todos envolvidos neste projeto, foi uma semana incrível, muito importante para meu crescimento pessoal e profissional”, contou.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado