Página inicial > Mais Notícias > Certificação Técnica - Subsequentes

Certificação Técnica - Subsequentes

Campus Machado realiza formatura dos alunos do técnico subsequente

DSC 0153Na noite de sábado, 24 de setembro, 36 formandos dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Agropecuária e Enfermagem subiram ao palco para o momento de certificação. As três turmas, que ingressaram durante o período pandêmico, conviveram presencialmente apenas no último semestre.

DSC 0189A formanda Edylaine Aparecida Lima, oradora do curso Técnico em Administração, lembrou a todos sobre os desafios e dificuldades que foi iniciar o curso durante a pandemia, e que os professores foram essenciais neste processo, “vocês não têm ideia da diferença que fizeram em nossas vidas e o quanto valeu a pena insistir para chegar até aqui, o quanto somos gratos pelo privilégio de ter tido vocês do nosso lado. Cada palavra, cada gesto, cada ensinamento nos acompanhará pelo resto de nossas vidas. Obrigada por tudo!”.

Agradeceu aos colegas e enfatizou,”depois de uma longa caminhada é bom saber que vencemos. Parabéns, galerinha do Youtube!”

DSC 0209A paraninfa dos formandos de Administração, professora Lucia Helena da Silva, falou em nome dos demais paraninfos. Durante seu discurso, lembrou o momento de pandemia, insegurança e medos vencidos pelos estudantes junto à família, servidores e amigos. Ao se dirigir aos técnicos em Administração, enfatizou a importância de contribuírem para o desenvolvimento das  organizações, da geração de trabalho e renda para aqueles que estiverem sob seus cuidados. Aos técnicos em Agropecuária, lembrou que estarão sob sol e chuva para que os alimentos cheguem às mesas. Aos técnicos em Enfermagem, ressaltou o perfil  de cuidado e de amor ao próximo que a profissão requer e que a pandemia mostrou isso. Para finalizar, dedicou uma música sobre amor e trajetória, e disse aos estudantes “voltem sempre que quiserem”.

DSC 0325A professora Aline Manke Nachtigall, diretora geral do Campus Machado, agradeceu a todos que contribuíram para que o momento acontecesse, parabenizou aos formandos de Enfermagem pela escolha da profissão. Para a professora, os alunos que escolheram  a Administração são administradores natos, e os formandos de Agropecuária já são vitoriosos, enfatizando a importância do agronegócio. Em seu discurso, refletiu sobre a história das três peneiras de Sócrates: verdade, bondade e necessidade. Para finalizar, pediu aos formandos que sejam éticos, íntegros e que nunca se esqueçam dos ensinamentos, além disso que levem o nome da instituição.

DSC 0339O reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, agradeceu aos envolvidos e parabenizou os formandos. Ele reforçou o objetivo da instituição: gerar oportunidades. Pediu aos formandos que acreditem na instituição e no IFSULDEMINAS, pois acredita que a educação transforma. Carlos lembrou que  os formandos de Enfermagem fazem parte da primeira turma do curso, e que boa parte das aulas ocorreu de forma on-line devido à pandemia, um marco histórico Ele também contou um pouco da sua trajetória, e da importância do agronegócio assim como da administração.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado