Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campeonato Estadual de Matemática
Início do conteúdo da página

Campeonato Estadual de Matemática

Estudantes do Campus Machado são premiados na final da Competição Estadual de Matemática (CEM)

WhatsApp Image 2022 09 30 at 10.16.43No sábado, 24 de setembro, os estudantes Bernardo Gomes Negri, Laura Gomes Negri, Mariana Tana e Beatriz Tana, do curso de Informática do Campus Machado, disputaram a fase final da 5ª Competição Estadual de Matemática. A última etapa ocorreu em Belo Horizonte, na Escola Superior Dom Helder, organizadora da competição, com apoio do Governo do Estado. Como prêmio, os estudantes que disputaram a final têm direito a bolsas de estudos em cursos superiores da instituição.

A primeira fase da disputa recebeu 800 equipes inscritas. Cada equipe é composta por dois alunos orientados por um professor. As duas equipes do campus, acompanhadas pela professora Kátia Alves Campus, garantiram o 2º e o 7º lugar na primeira fase da competição e se classificaram dentre as 100 finalistas na etapa presencial. 

As equipes do campus são formadas por irmãos gêmeos. Beatriz e Mariana, do segundo ano de Informática Integrado ao Ensino Médio, integraram a equipe “Tannas”.  Bernardo e Laura, do 1º ano de Informática Integrado ao Ensino Médio, formaram a equipe LB. 

Para a professora Kátia, embora os participantes tenham performado melhor na primeira etapa, foi um feito importante e uma experiência diferente, principalmente por se tratar de um campeonato. “As questões eram colocadas na tela e os participantes tinham dois minutos para responder, com torcida e música, o que não estamos acostumados em provas de matémática”. Ela também explica que os estudantes do campus estão no primeiro e no segundo ano e concorreram com alunos do terceiro. 

De acordo com a professora, o campeonato está em sua quinta edição e o diferencial é o desenvolvimento de um raciocínio diferente para as competições. “A oferta de bolsas é para levar alunos bons em matemática para a instituição, mesmo em cursos de Direito. Muitas escolas públicas participam".

Foi a primeira vez que os irmãos Bernardo e Laura viajaram sem os pais. “BH é muito bonito e fiquei feliz de ver a cidade”, conta  a estudante Laura, que revelou ter ficado satisfeita com o resultado. “A segunda fase em si foi divertida e uma boa oportunidade de aprendizado”. 

A estudante Mariana, da equipe "Tannas", já soma 14 medalhas em olimpíadas do conhecimento. Na próxima semana, ela viaja para o Panamá junto à equipe que representará o Brasil na Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica.  Saiba mais!

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Foto: Divulgação 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página