Página inicial > Mais Notícias > Mediadores Virtuais - 76/2021

Mediadores Virtuais - 76/2021

Campus Machado seleciona bolsistas para atuarem como mediadores virtuais

Edital 76/2021

Inscreva-se!

Post 4 14O IFSULDEMINAS - Campus Machado divulga edital  para seleção de estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais de nível médio e superior e que possam atuar como mediadores nos ambientes virtuais de aprendizagem mantidos pelo campus. O objetivo é fornecer apoio às atividades remotas de ensino para a cooperação mútua entre alunos e professores e a vivência com o docente e com as suas atividades técnico-didáticas, considerando o êxito do processo ensino-aprendizagem.

Como se inscrever?

Por meio de formulário on-line clique aqui, que estará disponível do dia 27/08 a 09/09.

Remuneração

O estudante mediador receberá R$10 por hora, para 6h trabalhadas semanalmente. A bolsa terá início após a publicação do resultado final.

Indicamos a leitura atenta às regras do edital.

Vagas

Ao todo, serão 9 bolsistas selecionados. O edital prevê o aporte de um estudante mediador remunerado para cada turma regular de curso presencial, constante no quadro de vagas, independente da modalidade do curso (técnico integrado ao ensino médio, subsequente, superior).

• Bacharelado em Administração - 2º período
  • Bacharelado em Agronomia - 6º Período
  • Bacharelado em Agronomia - 7º Período
  • Bacharelado em Ciência e Tec. dos Alimentos - 4º Período
  • Técnico em Administração Subsequente - 1º período
  • Técnico em Agropecuária Integrado - turma E
  • Técnico em Informática Integrado - turma E
  • Licenciatura em Ciências Biológicas - 8º período
  • Licenciatura em Computação - 8º período

Requisitos

a. Estar regularmente matriculado em cursos presenciais do campus Machado, de acordo com o quadro de vagas deste edital.

b. Ter desempenho acadêmico, apontado pelo Índice de Rendimento Acadêmico (I.R.A), que lhes permita desenvolver as atividades propostas pelos docentes, sendo este índice usado para fins de classificação dos alunos veteranos.

• Para alunos ingressantes neste semestre, os estudantes serão classificados de acordocom o resultado do respectivo Processo Seletivo de entrada no IFSULDEMINAS.

c. Ter disponibilidade de 6 horas semanais para dedicação à mediação.

d. Ter acesso a computador conectado à internet, com velocidade e capacidade adequadas de navegação a todos os recursos da plataforma virtual (Google Sala de Aula) e ferramentas adicionais, tal como Google Meet para reuniões síncronas (em tempo real).

e. Possuir habilidade no uso de ferramentas como e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, grupos de WhatsApp, entre outros.

f. Não estar cumprindo medida socioeducativa prevista no Regimento Disciplinar Discente.

g. Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa oferecida pelo IFSULDEMINAS ou de agências de fomento (Capes, FAPEMIG e CNPq) externas, ou estar realizando estágio
remunerado institucional, sendo permitida acumulação apenas com auxílio estudantil.

h. Preferencialmente, estar em comprovada situação de vulnerabilidade social e/ou ser oriundo de escolas públicas.

i. Possuir conta bancária em seu nome. Devido à pandemia, pode existir dificuldade para abertura de conta. É importante o aluno ter ciência de que para se inscrever no processo de
seleção de Mediadores, a conta precisará estar em seu nome.

Atribuições do bolsista

a. Cooperar no atendimento e orientação aos discentes, visando sua adaptação e maior integração e interação na plataforma virtual de apoio às atividades de ensino remotas,
híbridas e/ou presenciais;

b. Auxiliar os discentes na realização das atividades propostas pelos docentes na plataforma virtual, sempre que compatível com seu grau de conhecimento e experiência;

c. Colaborar com os docentes na identificação de melhorias na execução do processo de ensino, propondo medidas ou recursos alternativos a serem implementados na plataforma virtual;

d. Participar das reuniões virtuais convocadas pelos supervisores;

e. Executar atividades delegadas pelos supervisores que estejam de acordo com o objetivo do programa;

f. Cumprir a carga horária semanal de 6 horas estabelecida (de forma remota), conforme as orientações do supervisor;

g. Auxiliar (de maneira virtual) os colegas de turma na resolução das atividades remotas, híbridas e/ou presenciais sempre que possível e, em caso de dificuldades, agendamento de plantão de dúvidas com o docente da disciplina (no máximo 1 vez por semana);

h. Verificar os colegas ausentes das atividades remotas e realizar contato com os mesmos, para informar ao Coordenador do Curso o motivo;

a. Elaborar relatórios mensais assinados, elencando as atividades realizadas no período, que serão avaliados pelo supervisor de cada campus;

j. Eventualmente, os Estudantes Mediadores poderão ser convidados a participar de Assembleias junto à Diretoria de Assuntos Estudantis - DAE, para troca de experiências e eventuais treinamentos ou formações.

Texto: Ascom/ IIFSULDEMINAS - Campus Machado