Página inicial > Mais Notícias > Cerimônia de Formatura

Cerimônia de Formatura

Campus Machado forma mais de 200 novos profissionais para o mercado de trabalho

WhatsApp Image 2021 05 21 at 09.41.25Nas últimas semanas, cinco solenidades de formatura foram realizadas de forma virtual, seguindo os protocolos estabelecidos em resolução do Conselho Superior da instituição. Mais de 200 alunos dos cursos técnicos integrados e subsequentes e dos cursos superiores do Campus Machado foram certificados.

A comissão de formatura do campus realizou as cerimônias pela plataforma do Google Meet e transmitiu os eventos pelo canal do campus no Youtube. Desde 2020, as solenidades têm ocorrido de forma on-line em respeito ao distanciamento social exigido pela pandemia da Covid-19.

A mesa diretora dos trabalhos foi presidida em quatro ocasiões pelo pró-reitor de Extensão e reitor substituto, professor Cleber Ávila Barbosa. Na noite de ontem, 01 de junho, o reitor Marcelo Bregagnoli pôde presidir os trabalhos. O diretor-geral, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato também acompanhou a maioria das cerimônias. Foi substituído em alguns momentos pela diretora de Ensino, professora Aline Manke.Marcelo

Paraninfos, patronos, homenageados, coordenadores de curso e coordenadores-gerais também acompanharam as solenidades. Familiares e amigos puderam assistir a transmissão. Apesar da distância, muitas mensagens trouxeram votos de sucesso profissional e parabenizaram os formandos.

Na solenidade de colação de grau dos formandos de Agronomia, uma homenagem em memória do servidor Antônio Carlos Estanislau emocionou alunos e autoridades. Técnico em Agropecuária do campus, Sr. Toninho tinha amizade com os estudantes e era querido pelos formandos. Nickole Joanny leu um discurso com lembranças de toda a turma.

Discursos

CarlosAo se dirigir aos formandos, o professor Carlos Henrique lembrou das decisões tomadas e dos desafios assumidos pela instituição para que o ensino remoto acontecesse e conduzisse os estudantes até o momento da formatura. Para o professor, foram muitos acertos e o principal deles foi seguir adiante. “Temos diversas oportunidades para quem quiser continuar os estudos, diversas possibilidades de qualificação profissional… não se esqueçam do nosso campus, defendam a nossa instituição, agradecemos muito a escolha que fizeram.”

“Parabéns, formandos! Cada solenidade de certificação técnica é um evento único que consagra uma conquista de vocês e da nossa instituição. Ao longo de 12 anos no Instituto e 7 anos como diretora-substituta, pude acompanhar a caminhada de muitos estudantes e observá-los superando as próprias limitações e posso afirmar, com propriedade, que o IFSULDEMINAS - Campus Machado vem contribuindo com sua missão de ofertar ensino público, gratuito e de qualidade”, disse a diretora de Desenvolvimento Educacional, professora Aline Manke, em seu discurso.

Na solenidade de certificação dos cursos técnicos em Administração e Segurança do Trabalho, o reitor Marcelo Bregagnoli, ao se dirigir aos formandos, falou sobre a responsabilidade que assumem como novos profissionais e princípios que levarão para a vida. “Tenho convicção de que, se neste momento, não podemos completar todos os componentes envolvidos na Educação Profissional Científica e Tecnológica, exercitamos algo a mais e que levarão para suas vidas: os princípios de empatia, tolerância, resiliência, nos ressignificamos”, lembrou.

Depoimentos

WhatsApp Image 2021 06 02 at 16.44.56Flávia Vasconcelos, formanda do curso de Zootecnia, conta que já está combinado com os amigos e professores um churrasco para matar a saudade assim que a pandemia passar.
“É um mix de emoções e sensações, um sonho que chegou e não podemos comemorar à altura com os amigos, pais e professores. O término da faculdade já é de incerteza para todos, ainda mais agora com a pandemia, oque acaba dificultando por em prática os planos. Mas, graças a Deus, consegui um emprego no último período, ainda fazendo estágio. Sou muito grata a tudo que vivi e a todos que convivi durante estes 5 anos de faculdade”, contou.

“Hoje se encerra oficialmente mais um ciclo! Há três anos, eu conhecia meu lugar favorito, onde eu me sentia em casa. Cheguei, tomada de insegurança e muito, muito medo, medo de não conseguir, medo de fracassar, medo de decepcionar as pessoas que mais amo. Foi muita, muita luta nesses três anos, os fins de semana na escola eram comuns. Se pudesse voltar, ficaria mais tempo. Hoje, oficialmente me tornei o que sempre desejei nesse tempo, o tão sonhado diploma de TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA. Sou grata à instituição maravilhosa e principalmente a Deus que soube das minhas lutas. T.A. formada com sucesso!”, escreveu a formanda Giulliana Natali em suas redes sociais.

Mensagens

Apesar de on-line, não faltou afeto ao momento. Muitas mensagens foram publicadas no chat do Youtube. Familiares, amigos, professores e demais servidores da instituição parabenizaram os formandos.

Alessandra do Carmo Teixeira Caixeta: ​Parabéns meu filho Marcelo e a todos os formandos.

Camilly Santos: eeeee T.A formada parabéns a todos ❤??‍??

Rose Nogueira: ​Esperei 18 anos por esse momento...apesar de ser on-line, agradeço muito por estarem todos bem e participando, mesmo a distância ??? Deus abençoe a vida de cada um dos formandos!

Hagar Ceriane Costa Corsini Maciel: Parabéns a todos os formandos do técnico em Informática. Sintam-se abraçados.❣

Juliana Cássia de Souza Caliari: ​Parabéns a todos formandos!. Turma Técnico Alimentos em especial! Abraço forte! Deus os abençoe!

Anna Borges​: Meus parabéns aos meus antigos amigos e minha antiga turma… desejo felicidades a vocês ,em especial à Daiane Azalin e Bianca Lourenço!