Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Avaliação Institucional 2020
Início do conteúdo da página

Avaliação Institucional 2020

Conheça o relatório da Avaliação Institucional (2020) referente ao ensino remoto 

Clique aqui para acessar o Relatório!

WhatsApp Image 2021 04 13 at 11.41.03

No mês de setembro de 2020, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSULDEMINAS aplicou um questionário para ouvir alunos, professores e técnicos administrativos sobre as atividades de ensino remoto. O relatório produzido com base nas informações levantadas foi publicado e está disponível no link. 

Participaram 511 servidores dos campi e da Reitoria. Para a maioria deles, o acesso à internet não foi uma dificuldade para o trabalho durante o período de atividades remotas. Embora cerca de 50% considerem o ambiente presencial como forma de trabalho ideal, em torno de 70% apoiam a manutenção das atividades remotas. Entre as preocupações relatadas, o acúmulo de atividades, estudantes que ainda possuem dificuldades de acesso à internet e a própria Covid-19. Na perspectiva dos servidores, as atividades de ensino remoto se mostraram necessárias para manter o processo de ensino/aprendizagem. 

No Campus Machado, o questionário foi aplicado entre os dias 08 e 18 de setembro, com a participação de 429 estudantes, o que representou 21% do total de alunos matriculados. Cerca de 75% dos participantes são da zona urbana e 90% declararam que possuíam acesso à internet e que não tiveram dificuldades para acesso às atividades remotas de ensino.

Sobre a modalidade de Ensino Remoto, 52% dos estudantes afirmaram que os familiares concordam com o modelo de ensino, na atual circunstância. Porém, 17% afirmaram que essas pessoas se manifestam contrárias ao ensino remoto. O restante, cerca de 31% dessas pessoas, se posicionam de maneira indiferente. Foi perguntado aos estudantes se hoje, nas atuais condições sanitárias, eles continuariam ou não a estudarem por meio do Ensino Remoto. WhatsApp Image 2021 04 13 at 11.41.04Cerca de 63% dos alunos preferem continuar com as Atividades Remotas. Enquanto o restante, em torno de 37%, prefere suspender e parar com as aulas remotas. Com base no questionário, a grande maioria, cerca de 73%, prefere as aulas presenciais. 

Ações em 2020 e perspectivas para 2021

De acordo com o relatório de prestação de contas do campus, em 2020, foram emprestados 118 computadores aos estudantes, concedidos 131 auxílios internet, 319 estudantes foram contemplados com o auxílio estudantil e 547 kits de alimentos foram entregues aos alunos do técnico.  Para 2021, as ações serão ampliadas com empréstimo de mais computadores, concessão de novos auxílios internet, continuidade do programa de auxílio estudantil e divulgação mais intensa dos editais de apoio aos estudantes.

texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

registrado em:
Fim do conteúdo da página