Página inicial > Mais Notícias > Ferramentas Digitais

Ferramentas Digitais

Workshop envolvendo ferramentas digitais para a educação capacitou cerca de 150 professores do ensino público

WhatsApp Image 2021 04 07 at 17.12.05“Aprendendo para ensinar” foi um evento on-line organizado nos meses de março e abril pelas alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e bolsistas do Programa Residência Pedagógica Aline, Camila, Karen e Nayane. A iniciativa surgiu a partir das dificuldades percebidas durante a execução do projeto na Escola Estadual Gabriel Odorico, em Machado. Os professores da escola apresentavam limitações ao usar as novas tecnologias no ensino remoto emergencial. Com o apoio da preceptora Carla Costa e da coordenadora Fabiana Lúcio, as alunas planejaram e executaram o evento com o objetivo de sanar as necessidades percebidas.

Tal ação teve como finalidade ensinar as principais ferramentas do Google para a educação. E como esta demanda não era exclusiva dos professores da Escola Estadual Gabriel Odorico, o Workshop contou também com a participação de professores de outras instituições de ensino. A repercussão positiva resultou na organização de mais um workshop. A convite da diretoria da escola Municipal Maria Caproni de Oliveira, as alunas realizaram a segunda edição para professores da cidade de Carvalhópolis.

Foram apresentadas as ferramentas do Google para documentos, apresentações e planilha, formulários, além das plataformas Meet, Jamboard, Drive, e o Classroom. Durante a abordagem, foram destacados os principais conceitos das ferramentas, de forma simultânea e prática, através do Google Meet. Aproximadamente 150 professores participaram das dinâmicas.

Para as alunas que executaram o projeto, eventos como este demonstram a importância e a relevância de projetos de incentivo à docência, como é o caso do programa Residência Pedagógica, “que proporcionam experiências diferenciadas às alunas de graduação e também levam muitas ações enriquecedoras para as escolas públicas que abrem as portas para estes programas”.WhatsApp Image 2021 04 07 at 17.02.21

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS – Campus Machado com informações das alunas Aline, Camila, Karen, Nayane e Carla