II Fórum Econômico e Tecnológico do Agronegócio
II Fórum Econômico e Tecnológico do Agronegócio reúne especialistas e profissionais
Na terça-feira, 10 de dezembro, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Machado sediou o II Fórum Econômico e Tecnológico do Agronegócio, promovido pelo Grupo de Estudos em Tecnologias no Agronegócio (GETA). O evento reuniu empresários, produtores rurais, empreendedores, autoridades, alunos e professores para discutir as principais tendências e desafios do setor agropecuário.
De acordo com o coordenador da ação, professor João Paulo Barbieri, a segunda edição superou as expectativas de público, ultrapassando a lotação máxima de 157 lugares no salão. Além dos professores do Campus Machado, André Delly Veiga e Patrícia Alvim Veiga, a mesa do Fórum contou com representantes do agronegócio na região, como Leonardo Pereira, das Fazendas Reunidas e Cachaça Coração de Minas; Virgílio Palmeira, da Palmeira Agro; e Luís Alberto Berteli, da Coopama - Soluções no Agronegócio. A mediação foi feita pelo professor João Paulo Barbieri, também coordenador do GETA.
Foram abordados os seguintes temas: Tecnologia no Campo; Mercado de Trabalho; Educação e Cultura; Segurança no Campo; Meio Ambiente; Economia e Geopolítica. As discussões partiram das diferentes experiências e perspectivas dos representantes e abordaram a aplicação de tecnologias no campo, o perfil profissional esperado pelo mercado, o impacto das questões ambientais, as limitações em termos de infraestrutura, o ambiente educacional e cultural, os efeitos causados pela ausência de segurança e os desafios econômicos, tanto internos quanto externos, enfrentados pelo setor.
O evento teve como objetivo contribuir com o entendimento do público sobre os caminhos para a modernização e sustentabilidade do agronegócio. Após as exposições, os participantes fizeram perguntas à mesa, discutindo pontos específicos e esclarecendo dúvidas sobre os temas abordados.
“O II Fórum Econômico e Tecnológico do Agronegócio foi encerrado às 21h57, deixando uma sensação de satisfação e de enriquecimento profissional e acadêmico, com a certeza de que o debate sobre o futuro do agronegócio continua sendo de extrema importância para todos os setores da sociedade brasileira”, avaliou o professor João Paulo.
A aluna Nadiny Caroline Cruz, integrante do GETA, participou da organização das duas edições do evento e destacou as inovações implementadas neste ano, que contribuíram para melhorar a dinâmica da ação. Segundo Nadiny, foi possível ampliar o tempo de bate-papo com os representantes da mesa e incluir mais participantes, como a professora Patrícia e empreendedores relevantes da região. Entre eles, Leonardo Pereira, representante das Fazendas Reunidas Antônio Carlos Pereira, uma das maiores produtoras de leite do Brasil, referência em cafeicultura e representante da Cachaça Coração de Minas.
“O evento de ontem foi uma verdadeira aula, com pessoas que vivem na prática o que a gente estuda em sala de aula. Foi incrível conectar teoria e realidade de forma tão enriquecedora, superou todas as expectativas.”
Para o aluno Samuel Bacolli, o evento evidenciou a importância e pertinência mundial do agronegócio brasileiro, abordando temas essenciais e desmistificando os mitos sobre o sistema de produção do país. “Com uma banca que vive o dia a dia do agro em sua essência, que enfrenta situações muitas vezes inimagináveis e que possui alta competência para compartilhar com os alunos a realidade do campo, o evento contribui para o nosso crescimento pessoal e, assim, contribuir com nosso crescimento pessoal e nos preparar para as adversidades que iremos enfrentar quando ingressarmos no mercado de trabalho.”
Confira a primeira edição do evento!
Texto: ASCOM / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do professor João Paulo Barbieri
Fotos: Divulgação
Redes Sociais