Estudantes do Campus Machado apresentam cerca de 100 trabalhos na Josif
Neste ano, a 16ª Jornada Científica e Tecnológica e o 13º Simpósio de Pós-Graduação (Josif) foram realizados no Campus Inconfidentes entre os dias 11 e 13 de dezembro. Para incentivar a participação da comunidade acadêmica, o Campus Machado disponibilizou a impressão de banners para apresentação dos trabalhos e transporte durante os dias do evento. Cerca de 100 trabalhos foram apresentados.
A diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Dalilla Carvalho, explicou que os alunos inscritos na modalidade de Apresentação de Trabalhos tiveram prioridade no fornecimento de transporte. Contudo, até mesmo os ouvintes foram contemplados nos dias com um número menor de apresentações.
Dalilla também é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fitopatologia (GEPFITO), cujos integrantes apresentaram trabalhos nos formatos de "Pitch-inovação", “apresentação oral” e “banner”. De acordo com a professora, os alunos atuam como bolsistas de pesquisa e inovação com pesquisas diversas, envolvendo manejo alternativo de doenças de plantas e uso de biochar na agricultura.
“Além de aprender técnicas que vão além do conteúdo teórico, as bolsas de fomento interno e externo são instrumentos importantes para o desenvolvimento de habilidades como proatividade, trabalho em equipe, resolução de problemas, comunicação e muitas outras”, comentou Dalilla.
A Josif abriu espaço para toda a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS e de outras instituições de ensino exibirem à sociedade os resultados de pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, por meio de apresentações orais e pôsteres. Os estudos apresentados envolveram todas as áreas do conhecimento atendidas pela instituição, nos eixos da Pesquisa, da Extensão e do Ensino.
Experiências na Jornada
Michel Nogueira participou pela primeira vez. O aluno do curso de Zootecnia conta que, desde pequeno, sempre ouvia a frase: "Tudo o que é aprendido não é perdido". Ele relata que constatou esse fato com a participação na Josif, pois o que vem aprendendo durante os dois anos de participação no Grupo de Estudos em Ovinocultura (GEO) foi posto à prova. “Pude perceber que realmente soube assimilar e trazer esse aprendizado como experiência para minha vida acadêmica.”
A estudante Stefani Pereira apresentou o trabalho “Escore fecal de leitões em fase de creche recebendo homeopatia na alimentação: uma aplicação comercial” e comemorou a conclusão de mais uma fase. “Mais um processo e aprendizagem concluída, obrigada, Josif 2024, por mostrar que sou capaz de fazer algo que jamais imaginaria! E obrigada, GEPES, por me dar a oportunidade de aprender e desenvolver um pouco mais a cada dia”, publicou em seu perfil nas redes sociais.
A estudante Stefanie Deoli, do 8º período de Administração, apresentou na Jornada Acadêmica a pesquisa de seu TCC, já aprovado pela banca. O trabalho, iniciado no 5º período, foi incentivado por sua orientadora, professora Lidiany dos Santos Soares, e adaptado para atender às normas do evento.
Antes disso, Stefanie cursou Técnico em Alimentos no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (2018-2020), período em que acompanhava a Jornada e sonhava em participar. Sua pesquisa teve como foco indicadores gerenciais de uma Cooperativa-Escola no Sul de Minas, visando apoiar a tomada de decisão. Interessada em contabilidade gerencial, ela realizou um estudo de caso prático para aplicar os conceitos aprendidos e explorar sua aplicação em um contexto real.
Melinne Maria Moreira de Oliveira, estudante do curso de Administração, apresentou em formato de banner o trabalho intitulado “Análise do Mercado de Trabalho para Profissionais PCD”. Ela também foi orientada pela professora Lidiany, e apresentou a pesquisa que desenvolveu como parte da conclusão de curso no ano passado.
Kauê, do 3º ano do Técnico em Agropecuária, apresentou um trabalho científico sobre meliponicultura. O estudante representou o Grupo de Estudos em Apicultura e Meliponicultura (GEAPI) e, recentemente, também apresentou seu projeto de pesquisa em um congresso voltado à Apicultura e Meliponicultura.
Ronaldo Brazier é estudante da Pós-graduação em Informática da Educação e sua primeira publicação foi inspirada no TCC, originalmente sobre a aplicação da LGPD no Brasil no contexto de Sistemas de Informação. No curso atual, ele decidiu abordar a LGPD em Minas Gerais, com foco no ensino a distância (EaD). Atuando na área de EaD no setor de extensão da escola, ele utiliza o ambiente Moodle para apoio ao ensino remoto e destaca seu interesse pela educação e seu objetivo de contribuir para o setor, com planos de realizar um mestrado no futuro para ampliar essa contribuição.
Tema do Ano
A Josif 2024 trouxe como tema central o "Antirracismo", promovendo reflexões profundas e debates sobre questões sociais e culturais. A programação contou com a presença de figuras renomadas no cenário nacional, regional e institucional, entre elas a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), que proferiu a palestra de abertura do evento intitulada “Educação e cultura afro-brasileira no ensino básico e superior”.
Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Divulgação
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