Formatura Superiores e Subsequentes
Campus Machado celebra 150 formandos e entrega Honra ao Mérito e Mérito acadêmico
Um sábado para celebrar conquistas! No dia 5 de abril, cerca de 150 formandos dos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFSULDEMINAS – Campus Machado foram certificados. Pela manhã, o Auditório Antônio Carlos Estanislau recebeu os concluintes dos cursos de Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas, Sistemas de Informação e Técnico em Enfermagem para a solenidade de certificação. À noite, foi a vez dos formandos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Zootecnia e Técnico em Segurança do Trabalho receberem seus certificados.
Discursos de gratidão aos familiares, professores e colegas, pelo apoio e aprendizado ao longo dos anos, marcaram o encerramento de uma fase importante na vida dos formandos. A diretora-geral, professora Aline Manke, abriu as duas cerimônias e passou a presidência das solenidades ao reitor substituto do IFSULDEMINAS, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato.
Ao se dirigir aos formandos, Carlos transmitiu os cumprimentos do reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa, e destacou os números expressivos de formaturas realizadas somente neste semestre: foram mais de 3 mil profissionais formados, representando vidas transformadas e oportunidades geradas pela instituição ao longo dos anos.
Em seu discurso, o professor Carlos reforçou a importância de valorizar a formação acadêmica, de aproveitar os conhecimentos técnicos assimilados e, acima de tudo, de preservar os vínculos construídos ao longo dos anos na instituição. Ao abordar a ideia de recomeços, destacou que todo ponto de chegada também é um ponto de partida, e que, agora, os formandos estão prontos para ingressar efetivamente no mercado de trabalho.
Ao se dirigir aos formandos, a professora Aline compartilhou um ensinamento que atravessa séculos: as três peneiras de Sócrates, que consistem em três perguntas: "É verdadeiro?"; "É bom (ou não faz mal?)"; "É útil?".
“Lembrem sempre, isso é verdade, isso é útil, é importante eu passar essa informação pra frente ou ela não passa de um boato, de uma mentira com o intuito de queimar, macular ou tirar algum proveito. Então, lembrem sempre, dessas três peneiras. Levar as peneiras de Sócrates para o contexto profissional é um convite à reflexão da ética”, diz ela.
O professor Matheus Eloy Franco, do curso de Sistemas de Informação, discursou em nome dos demais paraninfos. Ele ressaltou a responsabilidade e, ao mesmo tempo, o privilégio de representá-los. Matheus definiu o momento com a palavra “agradecimento”: agradecimento à vida, à instituição, aos professores, aos amigos e à família.
“Não se esqueçam de que a vida é um jogo no qual não se pode apertar o botão de pause. Tão importante quanto fazer planos é colocá-los em prática. Assim, sejam protagonistas de suas próprias histórias. Ao longo dessa jornada, vocês acumularam aprendizado, criaram laços e deixaram suas marcas nesta instituição. Cada desafio enfrentado, cada conquista celebrada, moldou quem vocês são hoje. Agora é hora da despedida, mas deixem as luzes acesas, porque aqui não foi tempo perdido, e vocês ainda são tão jovens”, destacou.
Oradores
Luana Silva Vilas Boas foi a oradora da turma do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Em seu discurso, refletiu sobre a jornada de superação, dedicação e aprendizado que marcou o percurso de cada aluno. Luana destacou as amizades e os laços construídos, ressaltando que a força coletiva foi fundamental para enfrentar os desafios ao longo dessa trajetória. “Desejo que cada um de nós encontre o seu próprio caminho, guiado pelos sonhos que nos trouxeram até aqui. Que nunca deixemos de acreditar no nosso potencial e que continuemos a construir, com garra e esperança, um futuro brilhante.”
Ao discursar, a formanda Amanda Bernardes do Nascimento, oradora da turma de Agronomia, destacou a importância da resiliência para superação dos desafios ao longo da jornada acadêmica e preparação para a profissão. “Ser Agrônomo é compreender que a vida é feita de ciclos – tempos bons e tempos difíceis, períodos de seca e de chuva, colheitas fartas e anos desafiadores. Aprendemos com a terra que é preciso persistir.”
Representando os formandos do curso de Sistemas de Informação, a oradora Letícia Vieira Domingues destacou a importância da união e da resiliência ao longo da jornada acadêmica. Ela relembrou os desafios enfrentados, como as aulas remotas durante a pandemia e as madrugadas de estudo, e enfatizou as amizades construídas e o apoio mútuo entre os colegas, fundamentais para superar os obstáculos. Letícia agradeceu aos professores e familiares pelo incentivo e concluiu seu discurso com a certeza de que a formação adquirida será a base para futuras conquistas.
Reconhecimento
Durante a cerimônia, foram entregues os certificados de Honra ao Mérito e de Mérito Acadêmico aos formandos que se destacaram pelo esforço ao longo do curso. Os critérios para a concessão dessas homenagens foram definidos em reuniões com os coordenadores de curso.
Nos cursos técnicos, foram selecionados dois estudantes — um para receber a Honra ao Mérito e outro para receber o Mérito Acadêmico, destinado ao aluno que mais se destacou, com base em esforço, dedicação, participação em projetos e envolvimento em eventos institucionais.
Já nos cursos superiores, os estudantes puderam receber o certificado de Honra ao Mérito. Para concorrer, era necessário não ter sido reprovado em nenhuma disciplina, possuir Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) superior a 8,0 e não ter sofrido sanções disciplinares. O coordenador apresentou aos docentes os nomes dos alunos que atenderam a esses requisitos, e o corpo docente escolheu o homenageado. Em caso de empate ou para auxiliar na decisão, eles consideraram também a participação do aluno em projetos de extensão, pesquisa, ensino e eventos institucionais.
Administração
-
Honra ao Mérito: Stefani Deoli Paulino
Agronomia
-
Honra ao Mérito: Lucas Henrique Wiezel Silva
Ciência e Tecnologia de Alimentos
-
Honra ao Mérito: Tuany Paiva Nery
Licenciatura em Ciências Biológicas
-
Honra ao Mérito: Rose Aparecida Passos de Lima
Sistemas de Informação
-
Honra ao Mérito: Felipe Menezes Sacramento
Técnico em Enfermagem
-
Honra ao Mérito: Suziane dos Santos
-
Mérito Acadêmico: Shara Stefany da Silva
Técnico em Segurança do Trabalho
-
Honra ao Mérito: Gabriela Reis Moraes
-
Mérito Acadêmico: Thiago Oliveira Maciel
Zootecnia
Honra ao Mérito: Roberto Carlos de Oliveira Júnior
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado
Últimas notícias!
Mais de 150 profissionais técnicos são certificados no Campus Machado No sábado, 12 de abril, uma...

NAF do Campus Machado está entre os 30 melhores do Brasil e conquista Certificado Ouro Em cerimônia...
IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza evento sobre letramento racial e promoção da igualdade No dia 27...
Redes Sociais