Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa RAIZ

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza evento sobre letramento racial e promoção da igualdade

DSC 0725No dia 27 de março, o Campus Machado, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), promoveu o Programa RAIZ – Reflexão, Ação e Identidade: Letramento Racial no IFSULDEMINAS. O evento trouxe o debate sobre o racismo na escola e contou com a participação de professores e especialistas que trouxeram reflexões significativas sobre o tema.

O professor Raymundo Lázaro Vellani Júnior, da Universidade José do Rosário Velano (Unifenas), abriu o evento com a palestra intitulada "Racismo na Escola: Garantindo Direitos e Cumprindo Deveres". Durante sua apresentação,DSC 0702 destacou o conceito de sociabilidade humana, explicando como as pessoas interagem e se relacionam em diversos contextos sociais. Além disso, apresentou três pilares essenciais para o controle social – religião, ética e direito –, enfatizando o papel de cada um na luta contra a discriminação racial.

Também participou do evento o professor Wendell Lopes de Azevedo, do Campus Passos, que ministrou a palestra "Como Ser um Educador Antirracista", título homônimo do livro da professora Bárbara Karine. Em sua fala, Wendell abordou casos de racismo ocorridos no Brasil, relembrou acontecimentos marcantes e chamou a atenção para DSC 0745a necessidade de ações práticas e conscientes no enfrentamento ao preconceito racial.

As palestras foram realizadas em dois horários, às 15h30 e às 19h, para possibilitar a participação de um maior número de pessoas. De acordo com a professora Lúcia Helena da Silva, presidente do NEABI, ao longo das duas sessões, o evento reuniu cerca de 250 participantes, entre alunos, servidores e convidados externos.

Para a professora, “o evento foi um marco para o IFSULDEMINAS – Campus Machado, na medida em que o NEABI, por meio de seus esforços para uma educação étnico-racial, vem conseguindo, ano após ano, atrair um número cada vez maior de pessoas da comunidade acadêmica e da sociedade do entorno.”

Ela destacou que as discussões foram enriquecedoras e esclarecedoras, especialmente para aqueles que se sentem instigados e motivados a contribuir para a construção de um ambiente escolar mais harmonioso, respeitoso e inclusivo.DSC 0732

Para o professor Douglas Adriano Mendonça, o evento reforçou o combate ao racismo estrutural e a promoção da valorização das identidades negras e indígenas. “Muitas vezes a ausência de representatividade nos materiais didáticos e no ambiente escolar impacta a autoestima e as perspectivas dos alunos. Por isso, eventos e discussões sobre essa temática ajudam a desenvolver uma consciência crítica, garantindo que a diversidade seja reconhecida como um valor ", comentou.

 

Autoridades

Nas palestras da noite, esteve presente o pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias Rocha, que destacou a relevância da ação, especialmente pelas contribuições dos professores Raimundo e Wendel. “Crescemos em uma sociedade apartada e despreocupada com as questões raciais e, agora, estamos vivenciando a demanda por uma reorientação comportamental, na qual, como dito pelo professor Raimundo, os pilares da religião, do direito e da ética precisam ser revisitados para garantirmos o bem-estar das pessoas, independentemente de sua raça. Como comentou o professor Wendel, as leis estão presentes para embasar nossas tomadas de decisão e, assim, penso que o IFSULDEMINAS, ao decidir pelo letramento de sua comunidade (servidores e estudantes), fica do lado certo da história, do lado de quem quer um país mais crítico, mais justo e mais humano, conforme apresentado em sua missão”, enfatizou o pró-reitor.

Também participaram do evento a coordenadora do Neabi do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Alessandra Bernardo Rosemberg; o coordenador do Neabi da Unifal – Campus Poços de WhatsApp Image 2025 04 04 at 14.37.34Caldas, Wagner Roberto Dias Nascimento; a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria de Assistência Social de Poços de Caldas, Nanci Morais, que também é idealizadora da Rede de Igualdade Racial do município; a presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas, Maria Augusta Clementino; o coordenador da Associação de Capoeira Angola Navio Negreiro (Acanne), Capoeira Angola Minas, Projeto Orquestra Berimbauê e do projeto Letramento e Matemática com a Capoeira, Luis Henrique de Sousa, conhecido como Mestre Luizinho; a secretária municipal de Educação, Márcia de Paula Souza; a diretora da Escola Municipal Adoniro de Souza Ribeiro, Elenise Rodrigues Carvalho Meloto; a diretora do Centro de Educação Municipal Infantil Jardim das Oliveiras, Sandra Francisca de Ávila; e a diretora da Escola Municipal Comendador Lindolfo de Souza Dias, Fluvia Duarte.

 

Espaço na Biblioteca

O NEABI do Campus Machado disponibilizou um espaço na biblioteca dedicado ao letramento racial, com diversos livros para reflexão e aprendizado.

 

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado e Divulgação

 

registrado em:

Últimas notícias!

NAF do Campus Machado está entre os 30 melhores do Brasil e conquista Certificado Ouro Em cerimônia...

IFSULDEMINAS - Campus Machado realiza evento sobre letramento racial e promoção da igualdade No dia 27...

Aluna do Campus Machado conquista prêmio no Congresso de Biólogos da IV Região A estudante Mariana...

Estudantes do Campus Machado devem realizar a rematrícula do ano de 2025 A Secretaria de Registros...

Estudantes do Campus Machado visitam Porto Seco em Varginha Estudantes do 6º período do curso superior de...

Estudantes do Campus Machado se destacam na fase nacional da OBMEP 2024Laura Gomes Negri conquista medalha de...

Fim do conteúdo da página