Agroindústria

A Agroindústria do IFSULDEMINAS – Campus Machado tem como objetivo atender as necessidades dos alunos em aulas práticas, projetos de pesquisa e extensão. Além de ser utilizada como espaço de aprendizado para Atividades Práticas Orientadas (APO), Atividades de Pesquisa, Extensão e Cultura (APEC) e estágios. A equipe que está diretamente envolvida com o setor é composta por 4 auxiliares de conservação de alimentos e 1 coordenador.

A Agroindústria do Campus Machado está dividida em dois setores distintos: Abatedouro e Indústria de Carnes. Com a implantação do Abatedouro, os animais passaram a ser abatidos no próprio Instituto e a carne processada na Indústria. Por semana, são processados, em média, 1000 kg de carne para a fabricação de linguiça, mortadela, salame, presunto, cortes de suínos, hambúrguer, defumados, entre outros. A produção é destinada ao abastecimento do refeitório e alimentação de estudantes e funcionários, e o excedente é encaminhado para venda na Coetagri, a Cooperativa Escola dos Alunos.

Informações Básicas
 Área Construída
A unidade de processamento de carnes ocupa uma área de 176,71 m² e o abatedouro ocupa uma área de 176,71 m².

Utilização (cursos)

Curso Técnico em Agropecuária e dos cursos técnico e superior em Alimentos.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório

Responsável pelo abate e processamento de suínos, coelhos, aves e peixes e também é utilizada como espaço de aprendizado, para disiciplinas disciplinas curriculares de abate e processamento e projetos de suinocultura e avicultura.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

Câmara fria, mesas de apoio em aço inox, seladora a vácuo, câmara de maturação, defumador, moedor de carne, enchedor de embutidos, formas para presunto e fogão.

Imagens do Laboratório