Página inicial > Comitê de Ética em Pesquisa

Secretária
Regiane Mendes Costa Paiva

Dias Úteis: de 13h00 as 17h00

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP IFSULDEMINAS, foi instituído por aprovação do Conselho Superior e é administrado diretamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com base nas legislações vigentes. Tem composição multidisciplinar com participação de pesquisadores de inúmeras áreas do Campus Passos, Machado, Inconfidentes e Muzambinho, além do representante de usuários, que contempla a comunidade local.

O CEP tem por finalidade fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes da pesquisa envolvendo seres humanos, realizadas por docentes, alunos dos cursos técnicos subsequente ou integrado, de graduação e pós-graduação do Instituto, bem como pesquisadores de outras instituições. Salvaguarda os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, bem como, contribui para a qualidade das pesquisas e seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Além disso, contribui para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

O CEP, para o IFSULDEMINAS, é de suma importância para todos os pesquisadores que trabalham com quaisquer pesquisas que envolvam seres humanos, seja esta direta ou indireta. Esta pesquisa, ao contrário do que muitos pensam não é realizada somente pelas áreas da saúde. O CEP institucional deverá revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo os seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. É regulado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Esta é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS. Assim, com o CEP inserido na nossa Instituição, pretende-se facilitar as análises e agilizar as respostas ao pesquisador.

Ofício : Assinatura da folha de rosto em projetos de pesquisa