Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comitê de Ética em Pesquisa
Início do conteúdo da página

Comitê de Ética em Pesquisa

Apresentação 

Coordenadora
Prof.ª Dra. Heloisa Turcatto Gimenes Faria
Vice Coordenadora
Profª.Ma. Andréa Cristina Alves 
Secretária
Regiane Mendes Costa Paiva

Dias Úteis: de 13h00 as 17h00

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP IFSULDEMINAS, foi instituído por aprovação do Conselho Superior e é administrado diretamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com base nas legislações vigentes. Tem composição multidisciplinar com participação de pesquisadores de inúmeras áreas do Campus Passos, Machado, Inconfidentes e Muzambinho, além do representante de usuários, que contempla a comunidade local.

O CEP tem por finalidade fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes da pesquisa envolvendo seres humanos, realizadas por docentes, alunos dos cursos técnicos subsequente ou integrado, de graduação e pós-graduação do Instituto, bem como pesquisadores de outras instituições. Salvaguarda os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, bem como, contribui para a qualidade das pesquisas e seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Além disso, contribui para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

O CEP, para o IFSULDEMINAS, é de suma importância para todos os pesquisadores que trabalham com quaisquer pesquisas que envolvam seres humanos, seja esta direta ou indireta. Esta pesquisa, ao contrário do que muitos pensam não é realizada somente pelas áreas da saúde. O CEP institucional deverá revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo os seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas. Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. É regulado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Esta é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS. Assim, com o CEP inserido na nossa Instituição, pretende-se facilitar as análises e agilizar as respostas ao pesquisador.

Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Ofício : Assinatura da folha de rosto em projetos de pesquisa 

Fim do conteúdo da página