Página inicial > Laboratórios CGPP > Laboratório de Robótica e Automação

Laboratório de Robótica e Automação

O laboratório de Robotica e Automação atende ao GAPE Robótica e Automação, cujo objetivo é o desenvolvimento de atividades de iniciação a automação utilizando  a plataforma de protoripagem Arduino e a introdução a robótica utilizando o kit Lego MindStorms. O laboratorio atende estudantes do curso técnico em informática e dos cursos superiores, Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação. Os alunos que participam do projeto tem a oportunidade de trabalhar conceitos que não fazem parte suas matrizes curriculares, além disto segundo um levantamento realizado com os mesmo, a participação no grupo os motiva a continuar no curso e na área de computação, além de poderem visualizar de forma prática a aplicação de alguns conceitos abstratos.

Informações Básicas
 Área Construída

40m²

Utilização (cursos)

Técnico em Informática; Sistemas de Informação; Licenciatura em computação. Aberto a outros cursos do campus e comunidade externa.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório

Estudar conceitos de tópicos relacionados a robótica e automação; Testar sensores e componentes para automação; Implementar diferentes protótipos de automação baseados em Arduino; Implementar modelos de robôs móveis baseados no kit Lego; Desenvolver projetos de cursos FIC; Aplicar cursos FIC aos demais alunos interessados no IFSULDEMINAS; Aplicar cursos FIC a alunos de escolas públicas vinculadas ao projeto PIBID.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório 80 kits com placas de prototipagem Arduino Sensores diversos Componentes eletrônicos diversos Kit de robótica educacional Lego Mindstorms 10 notebooks (Compartilhado com laboratório de redes).

Imagens do Laboratório