Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios CGPP > Laboratório de Microbiologia de Alimentos
Início do conteúdo da página

Laboratório de Microbiologia de Alimentos

        O Laboratório de Microbiologia de Alimentos tem por finalidade realizar aulas práticas da disciplina de Microbiologia de Alimentos do Curso de Tecnologia em Alimentos e Curso Técnico em Alimentos do IFSULDEMINAS - Campus Machado, atender outras disciplinas no que diz respeito à qualidade microbiológica de alimentos e às atividades de pesquisa e extensão. O laboratório contém duas bancadas, vidrarias, materiais, meios de cultura e equipamentos. No Laboratório de Microbiologia de Alimentos, são realizadas as análises de contagem de bolores e leveduras, contagem de psicrotróficos, coliformes a 35oC e 45ºC, pesquisa de Salmonella, contagem de mesófilos aeróbicos, entres outras. Este laboratório tem capacidade para 30 alunos.

Informações Básicas
 Área Construída

 96m² 

Utilização (cursos)

Técnico em Alimentos; Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado em Alimentos; Agronomia; Zootecnia; Ciências biológicas.

Principais atividades desenvolvidas no laboratório    

Aulas práticas, atividades de pesquisa e extensão. Está equipado de forma a realizar as análises físicas, químicas e bioquímicas de alimentos, como: sólidos solúveis, pH, acidez titulável, açúcares, composição centesimal (umidade, extrato etéreo, proteína bruta, fibra, cinzas e extrato não nitrogenado), cor, firmeza, análises de leite(extrato seco, cinzas, alizarol, gordura, proteína, crioscopia, adulterações), entre outras.

Equipamentos disponíveis para utilização no laboratório

Destilador de água; estufas bacteriológicas; refrigerador; estufa de secagem e esterilização; homogeneizador de amostras (Stomacher); forno micro-ondas; contador de colônias; autoclaves verticais; balança analítica; balança semi-analítica; banho-maria; microscópios biológicos binoculares; câmaras de fluxo laminar.

 

Imagens do Laboratório

 
Fim do conteúdo da página