Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Atividades culturais
Início do conteúdo da página

Atividades culturais

Formadores moçambicanos participam de atividades teóricas e práticas no Campus Machado

Programação do Bramotec reúne formação em diferentes áreas da produção agropecuária, visitas técnicas e atividades culturais

O IFSULDEMINAS – Campus Machado recebe nove profissionais moçambicanos para a etapa presencial da quarta edição do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica de Moçambique (Bramotec). 3Y0A8546As atividades começaram em 1º de outubro e seguem até o dia 28, com aulas teóricas, práticas nos setores produtivos da instituição e ações culturais.

A programação contempla diferentes áreas das Ciências Agrárias e inclui conteúdos relacionados à produção vegetal e animal, ao manejo e à conservação do solo, à mecanização agrícola, à irrigação, à agroindústria e às metodologias de ensino. Cerca de 20 servidores e docentes do campus participam das atividades formativas.

Formação técnica e pedagógica

Entre os conteúdos previstos estão análise e fertilização de solos, horticultura, bovinocultura, avicultura, ovinocultura, equinocultura, mecanização agrícola, irrigação, apicultura e meliponicultura. A programação também abrange produção de sementes, controle de pragas e doenças do cafeeiro, qualidade do café, produção de compostos orgânicos, biodiversidade e microscopia.

Os participantes também têm contato com atividades de processamento de cereais, frutas e leguminosas, além de conteúdos relacionados à agroindústria e à produção de leite. As aulas e práticas ocorrem em diferentes espaços do campus, como laboratórios, horta, agroindústria e áreas de produção animal.

A programação inclui, ainda, atividades voltadas às metodologias de ensino, relacionando os conhecimentos técnicos às práticas pedagógicas. A proposta é proporcionar contato com diferentes possibilidades de formação profissional, considerando a articulação entre teoria e prática.

Atividades culturais

3Y0A8528

eo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), os participantes conhecerão espaços culturalmente relevantes da cidade, como a sede dos congadeiros e a Casa da Cultura.

 

Além da formação técnica, o cronograma contempla ações de aproximação com aspectos históricos e culturais de Machado. Em uma das atividades vinculadas ao Núcl

Também estão previstas viagens culturais a Varginha, Poços de Caldas e São Paulo. As atividades complementam a programação desenvolvida no campus e ampliam o contato dos participantes com diferentes referências culturais.

Cooperação entre Brasil e Moçambique

O Bramotec integra a cooperação técnica entre Brasil e Moçambique na área da educação profissional, iniciada em 2017. O programa é voltado à formação de docentes e gestores moçambicanos e contempla diferentes áreas, incluindo a formação agrícola.

Em 2026, a quarta edição reúne 73 profissionais moçambicanos em 14 campi de nove Institutos Federais brasileiros. A formação ocorre em duas etapas: uma virtual, realizada em setembro, e outra presencial, desenvolvida nas instituições participantes. Os profissionais cursam uma especialização lato sensu em Ciências Agrárias.

O Campus Machado já havia participado da iniciativa em 2024, durante a terceira edição da formação no eixo agrícola. Na ocasião, sete profissionais moçambicanos participaram de atividades na unidade, com capacitações em metodologias de ensino, irrigação e mecanização agrícola, além de visitas aos setores da fazenda-escola.

A edição atual dá continuidade à participação do campus na formação de profissionais da educação técnica moçambicana, reunindo atividades relacionadas à produção agropecuária, ao processamento de alimentos e às práticas pedagógicas. O cronograma em Machado segue até 28 de outubro.

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página