Planejamento Letivo
Semana intensa de atividades prepara servidores para início do ano letivo
Entre os dias 3 e 6 de fevereiro, o IFSULDEMINAS – Campus Machado realizou a programação de abertura do semestre letivo de 2026 voltada aos servidores. Ao longo da semana, a agenda reuniu atividades de alinhamento institucional, formação e integração das equipes.
A programação teve início na terça-feira (3), com reunião entre a Direção de Ensino, a Coordenadoria-Geral de Ensino e os coordenadores de cursos e áreas, no Prédio Administrativo. À tarde, ocorreu a Reunião de Abertura do Semestre Letivo, no Espaço Sociocultural, seguida pelo projeto “Laços que Celebram”, no Salão Azul.
Na quarta-feira (4), os servidores foram recepcionados com café da manhã no Salão Azul. Em seguida, o Centro de Ações Inclusivas (CEAI) promoveu o encontro “Diálogos Inclusivos”, no Espaço Sociocultural. Segundo o coordenador do Centro, o pedagogo Fábio Brazier, o encontro é uma ação de formação continuada sobre temas relacionados à inclusão, como questões que envolvem pessoas com deficiência, raça, racismo e gênero, e será desenvolvido ao longo de todo o ano de 2026. Para este primeiro encontro, o foco foram as Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Também foram realizadas reuniões entre coordenadores e suas respectivas áreas. Além disso, em conjunto com a Coordenação-Geral de Assistência ao Educando, ocorreu uma reunião com todos os assistentes de alunos.
Durante a semana, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) conduziu orientações iniciais para cursos técnicos e superiores, em formato on-line, por meio do Google Meet. As atividades contemplaram os cursos técnicos integrados em Agropecuária, Informática e Alimentos, além dos cursos de Administração, Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Enfermagem.
Na quinta-feira (5), a programação incluiu nova recepção com café da manhã e a palestra “Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador”, ministrada por Fábio Flores, no Espaço Sociocultural. O dia foi encerrado com a confraternização de abertura do semestre, realizada no novo refeitório do campus.
As atividades foram concluídas na sexta-feira (6), com a continuidade das orientações promovidas pelo NAPNE para cursos de graduação e técnicos subsequentes.
A diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio de Oliveira, explicou que a programação deste ano foi mais ampla, voltada a toda a comunidade escolar e concentrada nos eixos: acolhimento, inclusão e acompanhamento sistemático dos estudantes.
Segundo ela, a palestra realizada no início da semana de planejamento: “Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador”, enfatizou o acolhimento, o olhar atento e a percepção integral do estudante, considerando suas dificuldades e contextos individuais.
De acordo com a diretora, a mensagem central foi o compromisso institucional com a escuta e a identificação de sinais que possam impactar a trajetória acadêmica. “A gente está atento aos sinais e ao acolhimento. Isso reflete na permanência e no êxito do aluno na escola”, destacou.
Para a professora Adriana Dendena, a abordagem do palestrante foi excelente. “Foi muito dinâmico e ele interagiu com o público, fazendo com que todos prestassem atenção na palestra dele”, comentou.
A técnica em Agropecuária, Hortência Botelho, também gostou da palestra, destacando como principal aprendizado a compreensão de que todos, independentemente do cargo que ocupam, são referência dentro da instituição. “O porteiro que acolhe com atenção, o servidor técnico que orienta com paciência, o docente que orienta e o gestor que lidera com respeito, todos contribuem diretamente para a formação humana e profissional dos estudantes. Essa reflexão amplia nosso senso de responsabilidade e, ao mesmo tempo, valoriza cada função exercida, mostrando que educar é um compromisso coletivo”, comentou
Nos encontros com os coordenadores de cursos e áreas, foram tratados temas como recepção e apresentação dos novatos, presença da equipe nos cursos, incentivo às aulas práticas, acompanhamento de estudantes ausentes e atenção aos casos de retenção.
Sobre o palestrante
Fábio Flores é autor do livro Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador e professor há 31 anos. Graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, é especialista em Formação Docente, Inteligência Socioemocional e Neuropsicologia.
Atuou na rede pública estadual do Espírito Santo, na Universidade Federal do Espírito Santo, na Marinha do Brasil e em projetos populares de alfabetização de adultos e cursinhos pré-vestibulares.
Nas redes sociais, suas reflexões sobre educação alcançam cerca de 20 milhões de pessoas por mês no Instagram, e seus vídeos no YouTube já ultrapassaram 29 milhões de visualizações. Em suas falas, propõe estratégias voltadas à transformação da experiência do estudante, à preservação da saúde mental docente e ao fortalecimento do sentido do trabalho pedagógico.
Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado