Volta às aulas
IFSULDEMINAS – Campus Machado inicia ano letivo de 2026 com programação de acolhimento e integração
Confira o Calendário acadêmico!
Acesse os horários de aulas!
Este ano letivo de 2026 começou com uma programação estruturada de recepção e integração para estudantes novatos e veteranos. As atividades ocorreram entre os dias 8 e 12 de fevereiro e envolveram reuniões com famílias, palestras, momentos de integração, aulas inaugurais e a inauguração do novo refeitório da instituição.
A abertura da programação foi realizada no domingo (8), no Auditório Antônio Carlos, com reunião de pais e responsáveis e a palestra “A importância da parceria família-escola na construção de trajetórias acadêmicas significativas”, ministrada pelo pedagogo Fábio Brazier e pelo psicólogo Fabrício Bueno. O encontro destacou o papel da família no acompanhamento da vida acadêmica e apresentou orientações institucionais para o início do ano letivo. Após o momento formativo, as famílias participaram de um lanche e, na sequência, ocorreu a recepção dos estudantes internos.
Na segunda-feira (9), as aulas tiveram início para todos os estudantes, nos três turnos. Além da rotina acadêmica, os ingressantes participaram de atividades específicas de acolhimento, com deslocamento ao auditório pela manhã e visitas às salas de aula nos cursos de Agronomia e Zootecnia, no período vespertino, e nos cursos técnicos subsequentes em Agropecuária e Enfermagem, no período noturno.
Na terça-feira (10), os veteranos seguiram com aulas regulares, enquanto os ingressantes do ensino superior e dos cursos subsequentes participaram de aulas inaugurais conduzidas por coordenadores e professores. Os estudantes do ensino médio integrado participaram do IF Tour, atividade voltada à apresentação dos espaços acadêmicos e administrativos do campus.
A programação de acolhimento foi concluída na quinta-feira (12) com um momento de integração no Auditório Antônio Carlos, reunindo calouros e veteranos do ensino médio integrado. A atividade incluiu café especial, sorteio de brindes e um quiz institucional conduzidos pelas professoras Letícia Sepini (coordenadora de Eventos) e Fabiana Lúcio de Oliveira (diretora de Ensino). Na mesma data, a comunidade escolar participou de homenagem ao servidor Sérgio Santana e da solenidade de inauguração do novo refeitório, seguida de almoço especial aberto à comunidade acadêmica.
Segundo a diretora-geral do campus, professora Aline Manke, a organização das atividades de acolhimento busca promover pertencimento, orientação acadêmica e fortalecimento dos vínculos entre estudantes, famílias e servidores. Segundo ela, o encontro permite apresentar as regras, a estrutura do campus e a equipe técnica multidisciplinar, além de reforçar que a instituição mantém atenção tanto às questões acadêmicas quanto à convivência e à socialização dos estudantes.
“É esse momento de esclarecer, de passar as orientações gerais, de nos colocarmos à disposição para que eles se sintam à vontade em nos procurar em caso de dificuldade, para quebrar as barreiras. Mostrar que a nossa intenção é justamente estreitar esses laços entre escola e família”, comentou.
Antônio André Moreira de Melo é pai de um dos alunos novatos, Murilo Batista Moreira Melo, ingressante no curso Técnico em Informática. “Meu filho amou. Eu, como pai, amei ainda mais a estrutura do local, show de bola.” A família é de São João da Mata e, por isso, o filho irá residir na Moradia Estudantil do campus.
Expectativas e retorno à rotina marcam a volta às aulas
Para os calouros, os primeiros dias foram marcados pela expectativa e pela adaptação à nova rotina. Para Caroline Silva, “é uma alegria poder fazer do IF, esse lugar é maravilhoso!”. Ela também comentou que achou a comida “magnífica”.
Ana Luiza de Paula Galdino contou que a experiência foi muito positiva. “Fiz várias amizades e amei os professores!” A estudante Hyasmin Macedo afirmou que a recepção foi divertida e bastante acolhedora. Gabriel Rizzo relatou: “Pra mim foi ótimo, bem acolhedor. Gostei muito!”. Samuel Codignole afirmou que está ansioso e aguardando vaga para começar.
Os primeiros dias contaram com muita chuva, o que tornou os deslocamentos mais difíceis, como comentou a estudante Rakeli Silvério, que precisou subir o morro debaixo de chuva e acabou se molhando. Mesmo assim, muitos avaliaram de forma positiva, como Pedro Henrique Lemos da Silva: “Só a chuva que estragou um pouco, mas tirando isso foi o melhor primeiro dia de aula”.
Segundo a diretora de Ensino, professora Fabiana Lúcio, diferentemente dos anos anteriores, quando as aulas não eram realizadas em conjunto com a programação de recepção, em 2026 houve a proposta de intercalar aulas, acolhimento, apresentação de setores e atividades de integração.
Para Fabiana, o formato tornou a agenda mais equilibrada, sem excessos, contemplando tanto os estudantes que preferem iniciar o ano já com aulas quanto aqueles que valorizam momentos de integração. Em sua avaliação, a proposta foi mais adequada do que nos anos anteriores.
Veteranos também destacaram a importância de voltar ao dia dia de aulas. Kayron Moraes, do 3º período de Agronomia relata que: “foi muito bacana, já chegamos com introdução a algumas matérias. Achei muito interessante e estou animado para começar a aprofundar nas disciplinas.” Sobre o Restaurante Estudantil, ele afirmou que, embora esteja no segundo ano, almoçou na escola pela primeira vez e considerou a experiência sensacional. “Local enorme, muito arejado, fresco, muito bonito, um toque bem moderno, bem aconchegante para sentar, almoçar e trocar uma ideia com os amigos”, relatou.
Texto: Ascom - IFSULDEMINAS - Campus Machado
Fotos: Ascom e Divulgação