Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Colação de Grau e Certificação Técnica
Início do conteúdo da página

Colação de Grau e Certificação Técnica

Colação de grau e certificação técnica: mais de 100 novos profissionais capacitados para o mercado  

DSC 0318Formandos dos cursos superiores e do Técnico Subsequente em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Machado participaram das cerimônias de certificação neste sábado, 24 de fevereiro. Durante a manhã, o Auditório Antônio Carlos Estanislau esteve lotado para a certificação dos formandos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. À noite, foi a vez dos formandos de Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas, Sistemas de Informação e Técnico em Enfermagem receberem suas certificações.

Discursos emocionados marcaram o encerramento de uma fase importante, expressando gratidão aos familiares, professores e DSC 0552colegas pelo apoio e aprendizado ao longo dos anos. A diretora-geral do campus, professora Aline Manke, presidiu as duas cerimônias. Pela manhã, ela passou a presidência da cerimônia ao pró-reitor de Administração, Honório José de Morais Neto, representante do reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila Barbosa. À noite, a professora Aline Manke conferiu grau e certificou os formandos. A solenidade contou ainda com a participação do diretor de Desenvolvimento Institucional, Luiz Adriano Batista, que representou o reitor na ocasião.

Ao dirigir-se aos formandos, Honório recordou sua trajetória no Campus Machado, mencionando o orgulho que sente por ser um técnico agrícola certificado pela unidade. Ele ressaltou a qualidade do ensino oferecido DSC 0939 001pelo IFSULDEMINAS, enfatizando que os profissionais são formados por um corpo de servidores altamente qualificados.

Em seu discurso, a professora Aline destacou a importância da educação: "A vida é um constante aprendizado, e vocês são capazes de moldar o futuro através do conhecimento que carregam consigo. Continuem a buscar o saber, a questionar, a experimentar, pois é dessa forma que a ciência avança e a sociedade progride."

DSC 0358O paraninfo dos formandos de Agronomia, professor Saul de Carvalho, discursou em nome dos demais paraninfos. Ele agradeceu pela homenagem e fez questão de destacar o papel do paraninfo, como aquele que tem a oportunidade de oferecer os últimos conselhos aos formandos. Dentre eles, destacou: sejam éticos e façam o certo porque é o correto, não para favorecer amigos ou conhecidos; sejam resilientes para se restabelecerem após as adversidades; busquem satisfação profissional.

A palavra dos oradores

DSC 0349Mário Antônio de Freitas Júnior, do curso de Zootecnia, emocionou a todos com seu discurso. O formando falou um pouco sobre cada colega e agradeceu pelos anos de convivência. “A todos vocês, meu muito obrigado por serem meus amigos, por me ajudarem a estar longe de casa, com as risadas, as dicas de vida, os conselhos e até as brigas. Enfim, obrigado por tudo.”

DSC 0760O formando Calver Silva Meloto, do curso de Administração, fez questão de relembrar os desafios, os obstáculos superados e a perseverança em busca de conhecimento. "Cada um de nós teve sua própria jornada, repleta de experiências únicas, mas todos compartilhamos algo: a determinação de alcançar nossos objetivos”. 

DSC 0774Willian Silvestre, do curso de Sistemas de Informação, valorizou a busca por conhecimento. “À medida que avançamos para novos horizontes, devemos manter viva a chama da curiosidade e do aprendizado contínuo com a qual iniciamos esta jornada. Pois em um mundo que evolui rapidamente, a busca constante por conhecimento é a chave para o sucesso duradouro."

Texto e fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página