Página inicial > Mais Notícias > Visita técnica à Esalq e Chacara Catavento

Visita técnica à Esalq e Chacara Catavento

Estudantes visitam Esalq e propriedade especializada em frutas vermelhas

WhatsApp Image 2023 11 06 at 11.38.16No dia 31 de outubro, estudantes do 8º período de Agronomia do IFSULDEMINAS - Campus Machado, acompanhados pelo professor Eduardo Carvalho Dias, viajaram para a cidade de Piracicaba. A finalidade da viagem foi uma visita técnica à Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) e à Chácara Catavento, propriedade especializada no cultivo de frutas vermelhas.

A atividade faz parte da disciplina de Fruticultura, ministrada pelo professor Eduardo no curso de Agronomia, e também do Projeto IF + Empreendedor, com a participação da bolsista Thaís Vitória Saldanha Taveira, aluna do 6º período de Zootecnia.

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os cultivos e a estrutura da Chácara Catavento. Thaís ficou particularmente interessada pela propriedade, pois o local recebe turistas nos fins de semana. "Como nosso projeto se concentra no turismo rural, consegui fazer algumas anotações que, com certeza, acrescentarão à conclusão do nosso projeto IF + Empreendedor", ressaltou.

A estudante relata que a recepção na chácara foi calorosa e que discutiram a importância da especialização após a graduação, uma vez que o mercado de trabalho espera isso dos profissionais. O responsável pela Chácara decidiu adotar estratégias de marketing para atrair visitantes, desde que percebeu ter o poder de escolher os turistas para a visitação, e não o contrário.

Thaís se mostrou interessada pela utilização de tecnologias e redes sociais a favor do negócio. Ela observou que, como o proprietário tinha dificuldades em utilizar as redes sociais, terceirizar o marketing digital foi uma solução efetiva ao negócio. “Graças ao engajamento, a propriedade já possui uma lista de espera para visitas."

De acordo com o estudante Bruno Cunha de Faria, a visita à Esalq permitiu o encontro com dois egressos do Campus Machado que cursam Mestrado na área de Produção Vegetal. Denis Antonio Rocha Junior e Juvenal Rodrigues da Silva Junior apresentaram o prédio da Produção Vegetal, as estufas onde os experimentos estão instalados e os cultivos da instituição. A turma também pôde visitar o Museu que abriga a história da Universidade. “Lá vimos as variedades, seus manejos, cuidados a serem tomados, produção de mudas, etc…”

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado