Outubro Rosa é tema de campanha no Campus Machado

DSC 0563O movimento Outubro Rosa, dedicado a conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e da identificação precoce do câncer de mama, ganhou destaque  no IFSULDEMINAS - Campus Machado. Estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem, junto à Coordenação-Geral de Assistência ao Educando (CGAE), realizaram uma série de atividades ao longo do mês de outubro.

O campus foi decorado com materiais alusivos à campanha. No dia 26 de outubro, uma tenda foi montada nas instalações da escola e estudantes de enfermagem aferiram pressão arterial e glicemia capilar.Além disso, foram distribuídos folders de orientação e laços cor-de-rosa, símbolos da campanha. A professora Kárita Motta, coordenadora do curso, concedeu entrevista na rádio Estação Cultura FM, no dia 18 de outubro, para discutir o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

DSC 0562Thamires Lourenço, estudante do Técnico em Enfermagem, expressou sua gratidão por compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do curso com a comunidade acadêmica. Ela destacou que muitos homens desconhecem informações básicas sobre o câncer de mama, uma doença que, embora rara em homens, pode ocorrer. “Foi um dia bem animado com música, distribuímos panfletos e laços e também conseguimos chamar a atenção do pessoal do campus para esse autocuidado”.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, com um número significativo de casos diagnosticados a cada ano. O Brasil também enfrenta essa realidade, com um grande número de casos estimados em 2023. Neste contexto, o INCA tem trabalhado para conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce e da busca por tratamento adequado em caso de suspeita da doença.

Texto: Ascom / IFSULDEMINAS - Campus Machado com informações do INCA