Página inicial > Mais Notícias > Premiação - Mariana Tana

Premiação - Mariana Tana

Aluna do Campus Machado conquista menção honrosa em olimpíada internacional

368693310 157751907353522 3718598565267359429 nOs últimos dias foram intensos para Mariana Tana, estudante do IFSULDEMINAS - Campus Machado. Entre os dias 10 e 20 de agosto, a aluna do Técnico em Informática participou da 16ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica na cidade de Chorzów, na Polônia. O time brasileiro na competição foi representado por mais quatro estudantes do Ensino Médio. Além do destaque individual da estudante do IFSULDEMINAS, quatro estudantes do Brasil conquistaram medalha de ouro e prata na competição.

De acordo com a professora de matemática do Campus, Poliana Ester da Silva, Mariana sempre foi muito dedicada e comprometida nos estudos. “Esta conquista é fruto de muito trabalho. Com certeza, abrirá portas para Mariana e será incentivo aos jovens para seguir estudando e participando de olimpíadas e atividades paralelas. Estamos todos muito orgulhosos e felizes”, conta.

Desde a primeira edição da IOAA, em 2007, os estudantes brasileiros participam da competição. Ao longo dos anos, as conquistas são expressivas, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas e destaques individuais. De acordo com o professor Eugênio Reis Neto, vice-presidente da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e mentor da equipe na IOAA, “o desempenho dos nossos estudantes foi excepcional! As provas foram muito bem elaboradas e tiveram um nível semelhante ao do ano passado. Este é o terceiro ano consecutivo que a equipe brasileira traz ouro para casa.”

A International Olympiad on Astronomy and Astrophysics, ou somente IOAA, é uma competição anual para estudantes do ensino médio. A Olimpíada ocorre de forma itinerante, a cada ano é sediada por um País. Em 2024, o Brasil será o anfitrião do evento. O anúncio foi feito ao final da cerimônia de DSC 0594premiação, no sábado, 19 de agosto. A organização ficará sob responsabilidade do Observatório Nacional/MCTI. O professor Eugênio conta que recebeu a notícia com alegria. “O  Brasil sediou a 6ª IOAA, em 2012, e fez bonito. Desta vez, temos todas as condições de realizarmos, novamente, uma excelente competição”.

A premiação da Mariana é o terceiro destaque em olimpíadas internacionais de conhecimento. Em 2019, levou o bronze na World TIME – Talent Invitational Mathamatics Examination, uma das maiores olimpíadas de matemática do mundo. Em 2022, conquistou ouro na Olimpíada Latinoamericana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Com apenas 17 anos, a aluna já acumula 8 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e duas medalhas de bronze e 4 menções honrosas em olimpíadas de matemática, física e astronomia.

Resultados:

pastedimage0Menção Honrosa:

Mariana Naves Tana

(Instituto Federal de Educação do Sul de Minas Gerais - Minas Gerais)

Medalha de Prata:

Gabriel Hemetrio de Menezes

(Colégio Farias Brito - Ceará)

Paulo Otavio Portela Santana (Colégio Farias Brito - Ceará)

Medalha de Ouro:

Murilo de Andrade Porfirio

(Colégio Etapa Educacional Eireli - São Paulo)

Paulo Henrique dos Santos Silva (Colégio Integrado Objetivo - São Paulo)