Página inicial > Mais Notícias > Projeto "Tutores Voluntários"

Projeto "Tutores Voluntários"

Campus Machado lança projeto “Tutores Voluntários”

Seja um tutor voluntário!

DSC 0962

O IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu nesta quinta-feira, 17 de agosto, no Espaço Sociocultural, a 2ª Roda de Conversa sobre Cães em Situação de Abandono. O encontro marcou o lançamento do projeto “Tutores Voluntários", uma proposta que incentiva a adoção responsável de cães abandonados, capacitando os  interessados a se tornarem tutores temporários destes animais. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo de Estudos de Cães de Trabalho (GACT) e a Diretoria de Administração e Planejamento (DAP).

A vice-coordenadora do GACT, professora Letícia Amaral, apresentou a iniciativa, que pretende incentivar estudantes e servidores da instituição a se tornarem tutores voluntários qualificados. A coordenação e orientação do trabalho será do GACT, que fará treinamentos e capacitações com diversas técnicas de adestramento e socialização de cães.

Por meio do projeto, os tutores aprenderão a se comunicar e a cuidar dos animais. Os cães abandonados que vivem no campus serão selecionados para um período de treinamento e socialização. De acordo com a professora, todos ganham com a proposta. “Cães felizes, bem-comportados e prontos para encontrar seus lares amorosos em adoções responsáveis”.

Os voluntários deverão participar dos treinamentos que ocorrerão às quartas-feiras, no período da tarde. A professora estima que quatro encontros, incluindo avaliação, orientação e adestramento sejam suficientes para a adoção. “Vai depender, principalmente, do quanto a pessoa vai se dedicar no adestramento do cão. Pode ser que em até um mês os tutores estejam treinados e os cães preparados para serem adotados”.

Os interessados em participar do projeto deverão se inscrever até o dia 22 de agosto. (Clique aqui)

Sobre o grupo

O Grupo Assistido de Cães de Trabalho (GACT) é formado por professores e alunos que se reúnem semanalmente para discutir, aprimorar e aplicar técnicas que envolvem o comportamento e adestramento de cães de função. O grupo é coordenado pelo professor Nikolas Amaral, zootecnista, e pela professora Letícia Amaral, veterinária.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado