Visita CRAS

Campus Machado recebe idosos para conhecer o Setor de Educação Ambiental

DSC 0927Nesta quarta-feira, 16 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu cerca de 100 idosos acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para uma visita no Setor de Educação Ambiental.

A ação foi uma parceria do campus com a Prefeitura de Machado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, para que os idosos pudessem conhecer os trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos em Serviços Ambientais (GESA), coordenado pelo engenheiro agrônomo Arnaldo Libório Santos Filho.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos nas áreas de compostagem, produção de mudas e meliponicultura. Arnaldo falou sobre as espécies de abelhas sem ferrão: mirim, mirim preguiça, jataí, borá e mandaguari. Apresentou a caixa de madeira para criação das abelhas e ensinou a confeccionar WhatsApp Image 2023 08 16 at 16.08.43iscas pet para captura de enxames. O engenheiro chamou atenção para a escolha do período correto e os cuidados necessários ao manuseio seguro.

Os estudantes do GESA apresentaram as demais atividades realizadas pelo setor, como a compostagem e a produção de mudas e ensinaram os visitantes a confeccionar uma pilha de compostagem, utilizando diversos resíduos orgânicos: capim de roçagem, esterco de animais diversos, palha de café,  resíduos de silagem e outros. E também ensinaram a produzir substrato para encher sacolinhas de mudas a partir de solo,  areia e húmus, e a preparar sementes para plantio. Outro aprendizado compartilhado pelos alunos foi o reconhecimento das espécies de mudas produzidas no setor.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Machado e Divulgação