Página inicial > Mais Notícias > Semana da Zootecnia

Semana da Zootecnia

8ª edição da Semana da Zootecnia envolve egressos e alunos na realização de palestras e minicursos

DSC 0835Entre os dias 09 e 12 de maio, o IFSULDEMINAS - Campus Machado promoveu a Semana da Zootecnia. O evento, que está em sua oitava edição, tem como objetivo capacitar os estudantes do curso em temáticas que complementam o projeto pedagógico, além de  comemorar o Dia Nacional do Zootecnista, celebrado no dia 13 de maio.

A organização do evento é da coordenadora do curso de Zootecnia, professora Daiane Moreira, junto aos alunos e integrantes da empresa ACZ Jr. A programação contou com minicursos e palestras variadas ministradas por estudantes e egressos do curso, além de profissionais de outras instituições. Algumas palestras lotaram o auditório, ocupando mais de 400 lugares.

DSC 0873“Sericicultura” - criação e manejo de bichos da seda - foi tema da palestra ministrada pelo professor Stephan de Carvalho, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), no primeiro dia do evento. Logo após, a palestra “Manejo correto e preservação de serpentes” foi ministrada por Beto Albuquerque, do Projeto "Andarilhos: Preservar é conscientizar! Cobras do Bem”. O momento também foi uma oportunidade para que os estudantes e professores interagissem com os animais trazidos pelo palestrante. “Alimentação natural para cães e gatos” foi o tema ministrado pela nutricionista Lorian Ferreira. A veterinária Geovana Branquinho, da Fazenda Cobiça, compartilhou sua experiência na palestra “Desafios da mulher no agro”.

Envolvimento dos alunos

DSC 0905Muitos egressos e alunos tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos durante o evento. Mobilidade estudantil, atuação em projetos, gerenciamento de fazendas, experiências de trabalho, Homeopatia na Zootecnia, Dupla Diplomação em Portugal, Suinocultura, manejo de animais, casqueamento de ovinos foram alguns dos temas abordados.

Thaís Vitória Saldanha Taveira, estudante de Zootecnia e presidente da ACZ Jr., ajudou a organizar a Semana e achou a experiência maravilhosa. A aluna acredita que os estudantes deveriam passar por essa experiência de organizar um evento grande. “Sou grata pela equipe que embarcou nessa tarefa comigo, grata pela nossa coordenadora e orientadora Daiane Moreira, que nos confiou essa missão, grata pela oportunidade de ter feito parte de um evento cheio de emoções como esse e por último, mas não menos importante, grata pela profissão que escolhi!”, contou.

Edson Ribeiro é estudante do 5º ano do curso de Zootecnia e foi um dos palestrantes do evento.  Ele compartilhou sua experiência com o tema "Influência da Equoterapia no equilíbrio de idosos”. Para o aluno, um dos pontos altos do evento foi a organização, quase tudo idealizado e realizado pelos alunos do curso de Zootecnia, “ter tido essa chance de palestrar no meu último ano no IF foi emocionante, de todas as maneiras possíveis. O curso, por incrível que pareça, não recebe todo reconhecimento que merece, então esse evento compartilhado por todos os períodos de Zootecnia, de alguma maneira, dá maior visibilidade, já que a grande maioria dos alunos compartilha fotos e vídeos nas suas redes sociais, de todo o aprendizado, experiências e lições que aprenderam nesta semana”.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado