Página inicial > Mais Notícias > Inauguração CEAI

Inauguração CEAI

Campus Machado inaugura Centro de Ações Inclusivas (CEAI)

DSC 0946No dia 16 de fevereiro, o IFSULDEMINAS - Campus Machado inaugurou o Centro de Ações Inclusivas (CEAI). A iniciativa da Direção de Ensino integra diversos núcleos de apoio e estudos, como o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (Neges).

O CEAI funcionará no prédio ao lado do CEAD (Centro de Educação a Distância) e está sob coordenação do pedagogo Fábio Brazier. Além de contar com um espaço físico para abrigar as reuniões dos núcleos e os atendimentos aos alunos e pais, o local também servirá para articulação das ações inclusivas no âmbito do campus.

Fábio explica que a ideia é ter um espaço multifuncional para propor uma pauta de ações integradas dos três núcleos que trabalham em vertentes específicas da inclusão e onde possam ocorrer encontros para planejamento, debate dos grupos de estudos com temáticas relacionadas e troca de informações. “Sempre que discutirmos ações inclusivas, vamos envolver os três núcleos”, explicou.

O local já está sendo utilizado pelas profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEEs) para assistência e acompanhamento aos alunos com necessidades específicas. De acordo com o coordenador, atualmente o Napne do Campus Machado atende a 35 estudantes. “Quando temos uma demanda dos pais dos alunos, também recebemos neste espaço”, explica.

Texto e Fotos: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado