Página inicial > Mais Notícias > Colação de grau

Colação de grau

Colações de grau marcam formação de 104 novos profissionais para o mercado de trabalho

WhatsApp Image 2023 03 21 at 09.55.44Alegria, realização e despedidas. Sentimentos que marcaram a colação de grau de mais de 100 estudantes de cursos superiores do IFSULDEMINAS - Campus Machado. As cerimônias ocorreram no último sábado,18 de março. Durante a manhã, no Auditório Antônio Carlos Estanislau, foi realizada a certificação dos formandos de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Zootecnia. À noite, foi a vez dos formandos de Administração, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Computação e Sistemas de Informação receberem seus certificados simbólicos.

Discursos emocionados deram o tom do encerramento de uma importante fase. Gratidão aos familiares, aos professores e aos colegas pelo apoio e aprendizado de anos.

WhatsApp Image 2023 03 21 at 09.55.45A diretora geral do campus, professora Aline Manke, abriu as duas cerimônias. Como anfitriã da solenidade, passou a presidência dos trabalhos ao reitor substituto, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, que outorgou grau aos formandos. Em seu discurso, Carlos destacou a importância de focar no desenvolvimento de habilidades interpessoais de comportamento profissional, já que os estudantes tiveram vários anos de dedicação à aprendizagem técnica. “Muito mais do que a formação técnica, vem a formação humana”, mencionou.

DSC 0283Ao se dirigir aos formandos, Aline destacou justamente a necessidade de agradecer a todos que contribuíram para a conclusão desta jornada. “A gente tem que agradecer até aquela pessoa que nos incomoda, porque quem nos incomoda nos tira da zona de conforto, nos faz refletir, nos faz pensar. Então, obrigada a todos que permitiram que estes estudantes chegassem até aqui como profissionais. Eu espero que fique o orgulho da nossa instituição, as boas lembranças, que relevem o que não foi tão bom, mas necessário ao crescimento e ao aprendizado”.

DSC 0194A paraninfa dos formandos de Ciência e Tecnologia de Alimentos, professora Brígida Monteiro Vilas Boas, discursou em nome dos demais paraninfos. Ressaltou a transformação que a educação promoveu na vida dos alunos. “Meus queridos, hoje vocês estão se formando. Com certeza, estão saindo diferentes de como entraram, com outras posturas, atitudes e pensamentos. A cada dia, algo novo foi proposto e vocês tiveram que se preparar e se adaptar a essas novidades, ou seja, se reinventaram e inovaram. Para isso, foi necessário percepção, coragem, perseverança e humildade”.

Discursos dos oradores

DSC 0180Bianca Salles Rodrigues dos Santos foi a oradora da turma de Ciência e Tecnologia de Alimentos. A estudante agradeceu a escolha para o momento tão importante e mencionou a dificuldade de sintetizar quatro anos em poucos minutos. Ela lembrou momentos marcantes para a turma, desafios e bons momentos. “Que nessa nova jornada possamos ser pessoas fortes e preparadas, pois as dificuldades certamente virão, mas podemos acreditar que somos capazes de vencer cada uma delas”.

O estudante Afrânio Carvalho Lucas, orador da turma de Ciências Biológicas, encontrou inspiração em uma frase de Charles Darwin. “‘Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis às mudanças’, que esta nos sirva de motivação para não pararmos aqui. Que nossa busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento seja contínua”, discursou.

Imagem do WhatsApp de 2023 03 21 às 13.20.51"Nossa turma começou com mais de 30 alunos, e nos lembramos de cada um deles. hoje, em número reduzido, compreendemos todo esse tempo que nos exigiu muito esforço. Muitos ou praticamente todos trabalhavam durante o dia e iam para a aula depois, e vemos o quanto cada momento valeu a pena”, discursou Enrico Prado Mazzochi, orador da turma de Sistemas de Informação.

Para João Gabriel Ferreira, orador da turma de Administração, “foram anos de companheirismo, risadas e amizades que se tornaram família e ficarão pro resto de nossas vidas. Neste momento, um turbilhão de sentimentos nos rodeiam, pode ser um misto de alívio e saudade, de medo e coragem para enfrentar novos desafios”.

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Machado

Fotos: Ascom e  Kuará Formaturas